Nome da Atividade
				ATELIÊ DE PINTURA III
				CÓDIGO
				05000118
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
			Ementa
Realização de projetos pessoais em pintura visando a
produção de sentido. Exercício da reflexão filosófica e
da produção textual propiciado pelo fazer artístico. A
identificação das características da pintura no
contexto contemporâneo. Pesquisa de artistas
referencias para pensar a própria produção.
					produção de sentido. Exercício da reflexão filosófica e
da produção textual propiciado pelo fazer artístico. A
identificação das características da pintura no
contexto contemporâneo. Pesquisa de artistas
referencias para pensar a própria produção.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolvimento de uma pesquisa plástica pessoal apartir de reflexões em torno da produção artística
contemporânea que tangenciem, de algum modo, as
práticas pictóricas.
Estimular o desenvolvimento da capacidade crítica e
autocrítica; Exercitar a percepção visual e estimular o
uso dos sentidos; Propiciar a integração entre fazer e
pensar. Saber identificar características da produção
contemporânea. Desenvolver habilidades discursivas.
Desenvolver autonomia para pesquisa de
materialidade e também bibliográfica. Estabelecer
relações entre a produção própria com a de outros
artistas e com outros campos do saber. Exercitar a
capacidade de produção textual.
Conteúdo Programático
Reflexão em torno da pergunta: O que é pintar?
A pintura como campo ampliado e exercícios com
suportes diversos.
A pintura e o olhar.
A produção pictórica na contemporaneidade, pesquisa
de campo com produção de banco de imagens.
A pintura, o discurso e o texto do artista: possibilidade
de abordagens.
					A pintura como campo ampliado e exercícios com
suportes diversos.
A pintura e o olhar.
A produção pictórica na contemporaneidade, pesquisa
de campo com produção de banco de imagens.
A pintura, o discurso e o texto do artista: possibilidade
de abordagens.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1999. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Vol 1, SP: Ed. 34, 2004. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, que nos olha. São Paulo, editora 34, 1998. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília [orgs.]. Escritos de artistas: anos 60/ 70. SP: Jorge Zahar editor. 2006. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. SP: Hacker, 2002. KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Lisboa: Gustavo Gili, 2004. NAZÁRIO, Luiz; FRANCA, Patrícia. Concepções contemporâneas da arte, BH: UFMG, 2002. NOVAES, Adauto; et.al. O olhar. SP: Cia das Letras, 1999. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. SP: Editora Senac, Editor Marca D’água, 1996. PONGE, Francis. Métodos. RJ: Imago, 1997. SOUSA, Edson de; Tessler, Elida; et.al. A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2001. WEIL, Simone. A gravidade e a graça. SP: Martins Fontes, 1993. WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo, Cosac & Naify, 2002. WOOD, Paul. Modernismo em disputa. SP: Cosac & Naify, 1998.
 
Bibliografia Complementar:
- Será indicada uma bibliografia para cada aluno, de acordo com a sua pesquisa individual.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 26 | 6 | 
Artes Visuais (Bacharelado)  Horários 					
  | 
					
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| ATELIÊ DE PINTURA III | Artes Visuais (Bacharelado) |