Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II
CÓDIGO
05000168
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizandoo e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.
Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.
Conteúdo Programático
Conteúdo Teórico:
1- Nomenclatura de intervalos
2- Inversão de intervalos
3- Sinais (ponto de aumento, stacatto, legato, ligadura, ritornello,
repetições, etc)
4- Quiálteras, acento métrico, síncope e contratempo
5- Dinâmica, andamento e expressão
6- Formação de acordes e inversões (tríades)
7- Cifragem
8- Campo harmônico
9- Tons vizinhos
10- Escalas menores
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 4ª a 6ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades maiores
distintas e em claves distintas e em Tonalidades Menores em clave de sol)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 6ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores e Menores)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos
1- Nomenclatura de intervalos
2- Inversão de intervalos
3- Sinais (ponto de aumento, stacatto, legato, ligadura, ritornello,
repetições, etc)
4- Quiálteras, acento métrico, síncope e contratempo
5- Dinâmica, andamento e expressão
6- Formação de acordes e inversões (tríades)
7- Cifragem
8- Campo harmônico
9- Tons vizinhos
10- Escalas menores
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli 4ª a 6ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades maiores
distintas e em claves distintas e em Tonalidades Menores em clave de sol)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 6ª Série)
d) Ditado Melódico (Ton. Maiores e Menores)
e) Solfejos à primeira vista
f) Ditado de intervalos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
- MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
- PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
- GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
- ________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986.
- ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 35 | 23 |
Música (Licenciatura) Horários
|
RAFAEL GARCIA BORGES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II | Música (Licenciatura) |