Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL II
CÓDIGO
05000288
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Preparação corporal do aluno/professor/ator com vistas ao desenvolvimento das possibilidades expressivas. Construção de rotinas de trabalho. Estudo das possibilidades práticas de aplicação dessas rotinas na sala de aula
Objectives
Objetivo Geral:
1. Conhecer a história da formação corporal do ator na segunda metade do século XX até a contemporaneidade;2. Realizar e estudar exercícios como rotina de trabalho corporal;
3. Mediar o aluno para a composição de partituras de ações e de cenas curtas apropriando-se do conhecimento adquirido;
4. Ampliar e aprofundar a compreensão de corpo;
5. Desenvolver a percepção do corpo cênico: pensamento, ação, espaço e tempo;
6. Desenvolver a criatividade e a capacidade de improvisação corporal;
7. Desenvolver noções de ritmo, fortalecimento, equilíbrio, habilidades, elasticidade e atenção corporais;
8. Desenvolver as “escutas” do corpo: sensibilidade e reflexão;
9. Compreender o corpo e a expressão corporal nos espaços de educação formal e informal.
Conteúdo Programático
- Percepção e escutas do corpo;
- Exercícios: corpo expressivo, texto, espaço e tempo;
- Noções de Laban, Stokoe, Barba, Dalcroze e outros;
- O corpo em sala de aula. Abordagens pedagógicas para corpos em distintas faixas geracionais;
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
- Exercícios: corpo expressivo, texto, espaço e tempo;
- Noções de Laban, Stokoe, Barba, Dalcroze e outros;
- O corpo em sala de aula. Abordagens pedagógicas para corpos em distintas faixas geracionais;
- Conhecimento e análise de situações pedagógicas: aulas simuladas, estudos de caso, relatos de professores, produção de material pedagógico etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Unicamp, 2003.
- ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005, 2008, 2013.
Bibliografia Complementar:
- BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2007.
- LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978.
- LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SENAC, 2010.
- MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 15 | 13 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
GISELLE MOLON CECCHINI Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 15 | 13 |
Teatro (Licenciatura) Horários
|
GISELLE MOLON CECCHINI Professor responsável pela turma |