Program Name / Conceitos (*)
Level / Degree
Undergraduate / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
8000
Código e-MEC
1500806
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 111115
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/17112111216
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela Resolução nº 17 de 11 de outubro 2019.

Contextualization

Objectives

Geral:
- Formar profissional licenciado em Teatro com amplo conhecimento sobre a linguagem teatral para atuar em espaços formais e não-formais de educação.

Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional prático-reflexivo nos campos teatral e pedagógico, capacitado para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais.
- Capacitar este profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas à transformação e à qualidade de vida, tendo como panorama os princípios que regem a universidade: a ética, a igualdade, o respeito e a democracia, conforme projeto pedagógico da UFPel.
- Formar professor habilitado a trabalhar colaborativamente na criação de ações transformadoras no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, conforme projeto pedagógico da UFPel.
- Promover a pesquisa e a extensão por meio do estímulo ao intercâmbio e à mobilidade acadêmica com outras Universidades do Brasil, instituições pertencentes ao MERCOSUL e do exterior.

Egress Profile

Competencies and abilities

- Quanto à competência profissional:
I. atuar com ética e compromisso na educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (conforme Art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96) e em diferentes contextos educativos, incluindo espaços não-formais de educação (conforme Resolução CNE/CES nº 4 de 8 de março de 2004);
II. incentivar teorias e práticas pedagógicas que visem a ampla formação do ser humano em suas dimensões racional, sensível, relacional e criativa;
III. compreender o teatro como área específica do conhecimento humano e como elemento imprescindível para uma formação integral;
IV. conduzir atividades, em sua área específica de docência, que estimulem a construção do conhecimento em artes (nos âmbitos da recepção, da experimentação e da contextualização da linguagem teatral) através do desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa;
V. atuar na gestão e organização escolar, bem como colaborar no planejamento, execução, avaliação das políticas, projetos e programas educacionais;
VI. atuar como agente cultural e incentivador de atividades artísticas no meio sócio-político-educacional em que estejam inseridos;
VII. reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino das artes, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos;
VIII. contatar com as produções cênicas históricas e atuais, considerando-as patrimônio cultural e simbólico a ser identificado, estudado e reconhecido;

- Quanto à capacidade de argumentação:
I. expressar-se verbalmente e por escrito com clareza;
II. desenvolver argumentos lógicos e coerentes sobre a importância do teatro e seu ensino.

- Quanto ao mercado de trabalho:
I. atuar junto às escolas da rede pública e privada, de forma a ampliar a compreensão dos fenômenos cênicos em vários níveis;
II. atuar junto aos espaços de educação não-formal de teatro, assessorando comunidades, ONGs, grupos amadores, entre outros;
III. atuar em órgãos públicos e em ONGs que tenham como objetivo o fomento às artes e ao patrimônio cultural material e imaterial e o desenvolvimento de políticas para área cultural;
IV. desenvolver trabalho artístico e criar novas oportunidades de trabalho no campo das artes cênicas para si próprio e para os outros.

Study plan

Procedures and methodologies

O projeto prevê, neste momento, uma revisão e reorganização das questões relativas à concepção e execução do ensino, ou seja, da prática pedagógica em sala de aula na formação do professor.
Para evitar a fragmentação do ensino dos conteúdos acadêmicos em metodologias específicas, propõe-se uma metodologia integrada e uma concepção de prática pedagógica na perspectiva da construção do conhecimento.
A metodologia integrada nasce da interdisciplinaridade, uma conjunção de diferentes disciplinas curriculares que pressupõe uma reconfiguração da concepção do saber e uma reformulação na estrutura pedagógica do ensino.
A interdisciplinaridade é aqui entendida como uma prática de negociação entre pontos de vista, projetos e interesses diferentes. O trabalho interdisciplinar supõe uma interação das disciplinas, uma interpretação, indo desde a simples comunicação de ideias até a integração mútua dos conceitos, da epistemologia e da metodologia. A interdisciplinaridade se impõe como um princípio de organização do conhecimento. Ela permite a abertura de um novo nível de comunicação, concretizado através da articulação dos saberes, que podem ser assim entendidos:
 Conhecimento sistematizado: aquelas formulações consideradas válidas pela epistemologia, com base no método científico, que formam um corpo de conceitos organizados, teorias bem definidas e, ainda, aqueles organizados por diferentes disciplinas no campo das artes, das humanidades, entre outros.
 Saber cultural: formas de conhecimento, como os chamados cotidiano, leigo, tradicional ou empírico, em uma dada cultura que apresentam níveis variados de elaboração, provenientes da mídia, da política, de regionalismos e de outros lugares.
Numa proposta interdisciplinar é fundamental pensar na articulação de diferentes áreas do conhecimento, prestando atenção na teorização sobre os conceitos multi, inter e transdisciplinaridade: na perspectiva multidisciplinar, as disciplinas são agrupadas sem qualquer articulação entre si; na pluridisciplinar elas se articulam horizontalmente, com alguma troca, mas sem nenhuma integração. Tal integração só poderá ser alcançada através da interdisciplinaridade, de modo a estabelecer um novo tipo de saber que compreende os saberes das disciplinas comprometidas e entrelaçadas umas às outras e que comungam o mesmo mundo vivo. Na perspectiva transdisciplinar, uma última etapa, todas as disciplinas se fundirão sem qualquer supremacia de uma sobre a outra.
A primeira proposta, então, para evitar a fragmentação do conhecimento é pensar numa metodologia integrada onde a ação interdisciplinar pressupõe a articulação dos saberes. Já a outra proposta diz respeito à produção do ensino que se concretiza na prática pedagógica em sala de aula.
A prática pedagógica pressupõe uma concepção de conhecimento que orienta uma relação dialética entre teoria e prática, uma unidade entre sujeito e objeto do conhecimento e um lugar de construção do saber e do fazer teatral.
A arte é uma realidade cambiante e dinâmica e sua epistemologia, num espaço multicultural, é diversa, complexa, abrangente, heterogênea, repleta de conceitos sons e imagens que se estendem além de seus significados. São construções e, simultaneamente, desconstruções para outras construções incessantes. A arte está sempre em processo de vir-a-ser, havendo uma desestabilidade e uma abertura para pluralidades.
É a partir dessa concepção de arte que o ensino de teatro deve garantir o conhecimento e a vivência do teatro como construção, processo e representação do mundo, como expressão e como cultura.
Este projeto propõe uma prática pedagógica reflexiva que:
Enfoca o conhecimento da arte nos diferentes contextos históricoculturais como processo em transformação;
Privilegia a capacidade cognitiva para a construção do conhecimento;
Estimula a produção artística pela utilização dos conteúdos do teatro e de técnicas adequadas a eles, enfatizando o saber e o fazer teatral;
Trabalha com o imprevisível, havendo a preocupação em criar e construir uma nova realidade humana e social;
Propõe uma atividade criadora, vincula o saber e o fazer teatral, unicidade entre teoria e prática;
Estimula o aluno à descoberta de um mundo de imagens e sons e à construção de uma relação dialógica com seu próprio conhecimento;
Coloca o professor como mediador do conhecimento na condição de professor-encenador, como agente de construção do saber e do fazer teatral;
Estimula uma ação recíproca do professor com o aluno e com a realidade circundante;
Avalia o aluno pela produção do ponto de vista teórico-prático, como processo e como produto.
Se o professor procurar, em sua prática pedagógica, estabelecer uma ação recíproca com os alunos e com a realidade circundante, propondo uma atividade criativa e reflexiva, então ele vinculará a teoria à prática tanto no saber e no fazer artístico, como no saber e no fazer pedagógico.
Se o aluno, numa prática dessa natureza, for levado a usar sua experiência cognitiva, não apenas no nível de aquisição de informações e de destreza, de habilidades ou técnicas então ele utilizará suas capacidades e suas habilidades cognitivas na apreensão da realidade, não para reproduzi-la pura e simplesmente, mas sim para compreendê-la, recriá-la e apropriar-se dela para a construção de um conhecimento novo, de seu próprio conhecimento.
Cabe aqui destacar que os sistemas educacionais encontram-se hoje submetidos a novas restrições no que diz respeito à quantidade, diversidade e velocidade na evolução dos saberes oriundos das tecnologias da informação e da comunicação. Isto aponta para uma reflexão fundada em uma análise da mutação das relações com o saber, que deve considerar:
A velocidade de surgimento e de renovação dos saberes;
A ampliação, exteriorização e modificação das funções cognitivas humanas produzidas pelas novas tecnologias da inteligência;
O ensino de como aprender, transmitir saberes e produzir conhecimento;
O aprendizado por meio do conhecimento por simulação, típico da cultura da informática.
Esta proposta é também facilitadora da auto-organização dos alunos tanto em nível da sala de aula, como em nível da instituição. A autoorganização dos alunos aliada à interdisciplinaridade metodológica através de uma prática pedagógica reflexiva, ampliam o trabalho coletivo entre professores, entre professores e alunos e entre estes e o servidor técnicoadministrativo, na construção de um ambiente coletivo propício ao efetivo desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Teatro-Licenciatura.

Evaluation of teaching and learning

A avaliação possui duas dimensões: a do próprio projeto pedagógico (e, consequentemente, da estrutura do Curso) e a do processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a avaliação é parte integrante do processo de formação dos alunos e de institucionalização de um curso, uma vez que possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados, considerar os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso, quando necessárias.
Considerando que o processo de formação do professor de teatro deve garantir o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais éticas, estéticas e metodológicas, e que isso não depende somente das aulas, mas sim de uma articulação entre disciplinas ministradas, relações em sala de aula, estrutura organizacional e projeto pedagógico, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros licenciados em teatro, favorecendo seu percurso e regulamentando as ações de sua formação. Por outro lado, também está voltada para o constante processo de (re)estruturação do projeto pedagógico e do ambiente de ensino.
Objetivamente, apontamos que os processos de avaliação desenvolvidos junto ao Curso de Teatro-Licenciatura estão voltados para o ensino e a aprendizagem, para o ambiente de ensino e para o próprio projeto pedagógico do Curso.
Estas instâncias a serem avaliadas não estão dissociadas e, ao contrário, vêm potencializar uma formação que articula ensino, pesquisa e extensão, aquilo que é o objetivo principal de toda estrutura de ensino superior no Brasil.
O processo de formação deve garantir o desenvolvimento de competências profissionais e, nesse sentido, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros professores, favorecendo seu percurso e regulando as ações de sua formação. Não se trata de punir aos que não alcançam as metas, mas de um instrumento de apoio a cada professor para melhor identificar as necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
Dessa forma, os critérios utilizados na análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de autoavaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência do professor sobre seu processo de aprendizagem. Isso possibilita ao futuro professor conhecer e reconhecer seus próprios limites, potencialidades e métodos utilizados para aprender, refletir e desenvolver a capacidade de autorregular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Como a atuação do professor é de natureza complexa, avaliar as competências profissionais no processo de formação é, da mesma forma, uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual a das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, a avaliação da aprendizagem é fundamental.
É importante que o aluno seja avaliado em todas as disciplinas, durante o Curso, quanto a sua capacidade de argumentação, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância do teatro e seu ensino.
Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que a assimilação de conteúdos convencionais há muitos instrumentos para isso. Seguem, então, algumas possibilidades:
 Identificação e análise de situações educativas complexas e/ou problemas em uma dada realidade;
Elaboração de projetos para resolver problemas identificados num contexto observado; 
Elaboração de uma rotina de trabalho semanal a partir de indicadores oferecidos pelo formador;
Definição de intervenções adequadas, alternativas as que forem consideradas inadequadas;
Planejamento de situações didáticas consoantes com um modelo teórico estudado;
Reflexão escrita sobre aspectos estudados, discutidos e/ou observados em situações de estágio;
Participação em atividades de simulação;
Estabelecimento de prioridades de investimento em relação à própria formação.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação dos alunos será feita de acordo com o regimento e determinações da Universidade Federal de Pelotas, quanto a número de presenças em sala de aula, faltas, notas mínimas, número de avaliações, dentre outros critérios.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentam em sala de aula.
A avaliação nas disciplinas teóricas através de provas, exercícios (práticos e teóricos), além de projetos e outras maneiras de aferir a produção de conhecimentos pelos alunos, será realizada com a atribuição de nota constituída em grau numérico, variando entre o mínimo de 0 (zero pontos) e o máximo de 10 (dez pontos). O aluno atingirá média satisfatória para cada disciplina teórica, prática e teórico-prática, quando obtiver média semestral igual ou superior a 7 (sete pontos). O aluno sofrerá reprovação, sem a possibilidade de realizar exame final, caso o valor da média semestral seja inferior a 3 (três pontos). Todos os alunos que obtiverem média semestral entre 3 (três) e 6,9 (seis números inteiros e nove décimos) terão direito a realização de um exame final. A média final que resultará da prova de exame final, será o resultado da média entre a nota total do semestre e a da prova final, quando ambas, somadas e divididas pelo número 2 (dois), deverão resultar em uma nota com no mínimo 5 (cinco) ou mais pontos, para aprovação do aluno. O aluno que obtiver média final de 4,9 (quatro pontos e nove décimos), ou menor, será reprovado.
Como a atuação do Licenciado em Teatro envolve a capacidade de trabalho em grupo e desenvolvimento individual, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa que deve contemplar estas características.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.
Quanto à frequência, independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas no Plano de Ensino de cada disciplina.
Os métodos de avaliação de um curso, não podem estar voltados somente para o desempenho que o aluno venha a obter em avaliações específicas de cada disciplina, estágio ou TCC. Todo o contexto que cerca o aluno, e que de alguma forma se relaciona com o processo de ensino, também deve ser avaliado. Nesse sentido, o presente projeto pedagógico contempla outra dimensão do processo avaliativo. Como mencionado, além da avaliação do desempenho dos alunos, o sistema avaliativo está voltado também para os processos de ensino, do corpo docente e da estrutura organizacional do curso, além do próprio projeto pedagógico. Nesse sentido, o texto se encaminha para outros aspectos do sistema de avaliação, uma segunda dimensão avaliativa.

Integration with research and postgraduate studies

A universidade como centro gerador, produtor e divulgador da cultura local e regional é também responsável por um processo educativo cultural e científico que articula o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
O curso conta com projetos unificados que atendem os objetivos estratégicos do PDI da UFPel:

1. Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações.
2. Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos.
3. Incrementar e institucionalizar políticas de integração e intercâmbio com outras universidades e organizações.
4. Apoiar iniciativas de inovação tecnológica e de desenvolvimento regional.
5. Consolidar as políticas de internacionalização na UFPel.
6. Valorizar a produção e difusão cultural e artística.
7. Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.
8. Assegurar o equilíbrio entre as ações do ensino, da pesquisa e da extensão.
9. Intensificar as relações entre UFPel e sociedade.
10. Buscar a qualidade e eficiência administrativa.
11. Qualificar a graduação e a pós-graduação.
12. Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.
13. Desenvolver pedagogia universitária.
14. Desenvolver ações continuadas de qualificação dos servidores.
15. Qualificar as condições de trabalho e estudo.
16. Expandir a pós-graduação.
17. Conceber e implantar um processo de planejamento espacial para a UFPel.
18. Atuar e comprometer-se com a formação da consciência socioambiental para a sustentabilidade.
19. Difundir, em todas as ações da Universidade, os princípios contidos no Projeto Pedagógico Institucional.
20. Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região, atendendo princípios e objetivos do PDI/UFPel.
As ações propostas e desenvolvidas pelo Curso de Teatro caracterizam-se pela interlocução e participação ativa da comunidade através de sua rede de ensino (municipal, estadual e privada); das
associações e ONGs; da Secretaria Municipal de Cultura (Secult); do SESCP elotas, entre outros. De modo similar, as ações estão integradas ao conjunto de projetos e programas desenvolvidos pelo Centro de Artes e pela UFPel a partir das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A integração entre a graduação e a pós-graduação, de acordo com as DCNFP (BRASIL, 2015), pode ser tomada como mais um princípio pedagógico necessário ao exercício e ao aprimoramento do profissional do magistério e da prática educativa, sendo uma forma de valorizar os profissionais da docência, nos planos de carreira e na remuneração dos respectivos sistemas de ensino. Nesse sentido, o Centro de Artes se propõe, futuramente, a ampliar a pós-graduação em artes visuais para pós-graduação em artes, abrindo linhas de pesquisa para outros campos das artes.
Entretanto, em relação à pós-graduação do Centro de Artes, o Colegiado tem estimulado os egressos da graduação a se integrarem à especialização e ao mestrado. Por outro lado, docentes do curso já vêm atuando na condição de orientadores do pós e como professores da especialização.

Follow-up of graduates

A lei que instituiu o “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior” (SINAES), Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (Brasil, 2004b), tem como objetivo principal assegurar o processo nacional de avaliação da educação superior. O SINAES é coordenado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Dentre as dez dimensões avaliativas que o SINAES contempla, encontra-se uma dimensão que diz respeito justamente a políticas de atendimento aos estudantes, devendo ser considerada a inserção profissional dos egressos e a participação dos egressos na vida da instituição, portanto, indica que se tenha uma política de acompanhamento do egresso e programas de educação continuada voltados para o egresso (BRASIL, 2006). A experiência profissional de um egresso da graduação confronta as competências adquiridas durante sua vida acadêmica com o exercício de sua profissão. A avaliação do egresso é uma importante contribuição para o curso em que se graduou.
Atentos a esta necessidade, tem-se, atualmente, no âmbito do Curso, o projeto de pesquisa: “Acompanhamento de egressos do Curso de TeatroLicenciatura da UFPel e sua inserção profissional docente”, coordenado pela professora Vanessa Caldeira Leite, vinculada ao Grupo de Estudos Teatro, Educação e Práxis Social (GETEPS). O projeto de pesquisa vem mapeando os egressos das seis primeiras turmas do Curso, formados nos anos de 2011 a 2016 e acompanhando aqueles que estão inseridos diretamente no ensino de Teatro, em espaços formais e não-formais de educação.
Os objetivos principais deste acompanhamento de egressos são:
- Compreender o contexto de trabalho dos egressos do Curso de TeatroLicenciatura da UFPel e as especificidades da área de teatro dentro deste espaço de atuação;
- Analisar as experiências profissionais, as escolhas teóricometodológicas e os saberes que têm fundamentado as práticas docentes; 
- Analisar pontos de convergência e divergências no processo de ensino e de aprendizagem em teatro, tanto em espaços formais e não-formais de educação;
- Promover um canal de comunicação entre os egressos e fomentar o processo de formação continuada dos egressos.
Os resultados desta pesquisa ajudaram a avançar na qualificação curricular do próprio curso, destacando potencialidades, fragilidades e apontando possíveis encaminhamentos formativos, colaborando para a escrita deste projeto pedagógico. A intenção é a de manter este acompanhamento de forma sistemática, seja através de projeto de pesquisa ou não, para manter o curso atualizado em relação aos seus egressos e para compreender as possíveis lacunas no currículo da formação inicial em relação às demandas profissionais e sociais.

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
17350230EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP)Obrigatória460
05000776ESTUDOS EM DRAMATURGIAObrigatória460
05000289EXPRESSÃO VOCAL IObrigatória460
05001444HISTÓRIAS DO TEATRO IIObrigatória460
05000973PEDAGOGIA DO TEATRO IIIObrigatória460
05001445PRÁTICAS DE ATUAÇÃO III05001443 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IIObrigatória460

4º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
17360009EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAObrigatória460
05000277EXPRESSÃO VOCAL IIObrigatória460
05001446HISTÓRIAS DO TEATRO IIIObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
05000975PEDAGOGIA DO TEATRO IVObrigatória460
05001447PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IV05001445 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IIIObrigatória460

5º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05000972ESTÉTICA TEATRAL 05001446 - HISTÓRIAS DO TEATRO IIIObrigatória460
05001448EXTENSÃO, TEATRO E COMUNIDADE05001441 - PEDAGOGIA DO TEATRO I05000964 - PEDAGOGIA DO TEATRO II05000973 - PEDAGOGIA DO TEATRO III05000975 - PEDAGOGIA DO TEATRO IVObrigatória460
05001090HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO IObrigatória460
05001449LABORATÓRIO DE BRINCADEIRAS E JOGOS CÊNICOSObrigatória460
05001450MONTAGEM TEATRAL I05001447 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IVObrigatória8120
05001619PRÁTICAS PERFORMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICORACIAISObrigatória345

6º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001452ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I05001441 - PEDAGOGIA DO TEATRO I05000964 - PEDAGOGIA DO TEATRO II05000973 - PEDAGOGIA DO TEATRO III05000975 - PEDAGOGIA DO TEATRO IVObrigatória9135
05001451HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO IIObrigatória460
05001453METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA05001090 - HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO I05000975 - PEDAGOGIA DO TEATRO IV20000216 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS05000972 - ESTÉTICA TEATRAL Obrigatória460
05001454MONTAGEM TEATRAL II05001450 - MONTAGEM TEATRAL IObrigatória8120

7º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05000906CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADEObrigatória460
05001455ENCENAÇÃO TEATRAL I05001454 - MONTAGEM TEATRAL IIObrigatória8120
05001456ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II05001452 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IObrigatória9135
05001099LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA05000776 - ESTUDOS EM DRAMATURGIAObrigatória460
05001326SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEATRO05001453 - METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISAObrigatória460

8º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001457ENCENAÇÃO TEATRAL II05001455 - ENCENAÇÃO TEATRAL I05001452 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IObrigatória8120
05001458ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III05001452 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IObrigatória9135
05001459PROJETO EM TEATRO (TCC)05001326 - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEATROObrigatória460

Optativas

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001460ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar210

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1157

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000287 - EXPRESSÃO CORPORAL IProfessor responsável pela turma: GISELLE MOLON CECCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13030
05001079 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRALProfessor responsável pela turma: ALINE CASTAMAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T13131

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000776 - ESTUDOS EM DRAMATURGIAProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12520
05000289 - EXPRESSÃO VOCAL IProfessor responsável pela turma: GISELLE MOLON CECCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12521
05000973 - PEDAGOGIA DO TEATRO IIIProfessor responsável pela turma: Maria Amélia Gimmler Netto
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12519

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
17360009 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAProfessor responsável pela turma: MADALENA KLEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T1029

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000972 - ESTÉTICA TEATRAL Professor responsável pela turma: Gustavo Angelo Dias
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1258
05001090 - HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO IProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1258

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001099 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DRAMATÚRGICAProfessor responsável pela turma: MARINA DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12011
05001326 - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEATROProfessor responsável pela turma: Gustavo Angelo Dias
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1204

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001106 - COMMEDIA DELL'ARTEProfessor responsável pela turma: ALINE CASTAMAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1128
05001108 - DRAMATURGIA EM DEBATE IIProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T11813
05000993 - ILUMINAÇÃO CÊNICAProfessor responsável pela turma: Fátima Antunes da Silva
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11220
05001002 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO VProfessor responsável pela turma: MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11519

Versão do Currículo: 1295 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000287 - EXPRESSÃO CORPORAL IProfessor responsável pela turma: GISELLE MOLON CECCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13030
05001079 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRALProfessor responsável pela turma: ALINE CASTAMAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T13131
05001441 - PEDAGOGIA DO TEATRO IProfessor responsável pela turma: MARINA DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11515
05001441 - PEDAGOGIA DO TEATRO IProfessor responsável pela turma: MARINA DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M21515
05001442 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IProfessor responsável pela turma: GISELLE MOLON CECCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12828

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000776 - ESTUDOS EM DRAMATURGIAProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12520
05000289 - EXPRESSÃO VOCAL IProfessor responsável pela turma: GISELLE MOLON CECCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12521
05001444 - HISTÓRIAS DO TEATRO IIProfessor responsável pela turma: ALINE CASTAMAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12519
05000973 - PEDAGOGIA DO TEATRO IIIProfessor responsável pela turma: Maria Amélia Gimmler Netto
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12519
05001445 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO IIIProfessor responsável pela turma: THIAGO PIRAJIRA CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12514

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
17360009 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAProfessor responsável pela turma: MADALENA KLEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T1029

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000972 - ESTÉTICA TEATRAL Professor responsável pela turma: Gustavo Angelo Dias
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1258
05001448 - EXTENSÃO, TEATRO E COMUNIDADEProfessor responsável pela turma: Maria Amélia Gimmler Netto
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12511
05001090 - HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO IProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1258
05001450 - MONTAGEM TEATRAL IProfessor responsável pela turma: MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11513
05001619 - PRÁTICAS PERFORMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICORACIAISProfessor responsável pela turma: THIAGO PIRAJIRA CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1208
05001619 - PRÁTICAS PERFORMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICORACIAISProfessor responsável pela turma: THIAGO PIRAJIRA CONCEICAO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M22513

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001455 - ENCENAÇÃO TEATRAL IProfessor responsável pela turma: Fátima Antunes da Silva
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1208
05001456 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIProfessor responsável pela turma: ANDRISA KEMEL ZANELLA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M1157
05001099 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DRAMATÚRGICAProfessor responsável pela turma: MARINA DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12011
05001326 - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEATROProfessor responsável pela turma: Gustavo Angelo Dias
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1204

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001459 - PROJETO EM TEATRO (TCC)
Horários
ManhãTardeNoite
SAB13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1151

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001106 - COMMEDIA DELL'ARTEProfessor responsável pela turma: ALINE CASTAMAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1128
05001108 - DRAMATURGIA EM DEBATE IIProfessor responsável pela turma: FERNANDA VIEIRA FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T11813
05000993 - ILUMINAÇÃO CÊNICAProfessor responsável pela turma: Fátima Antunes da Silva
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11220
05001002 - PRÁTICAS DE ATUAÇÃO VProfessor responsável pela turma: MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11519

Alunos Matriculados

Name Ano de ingresso Semestre de ingresso
Adriel Porto Dias20241
Ana Paula Monteiro dos Reis Emmendorfer20241
ANDREI DE OLIVEIRA SANCHES20241
André Lima Barros 20241
ANITA MARQUES MANZKE20241
ANNI ABRANTES LEMOS20241
BENTO FREITAS DE ALBUQUERQUE20241
CARLOS EDUARDO COSTA DOS SANTOS20241
CAROLINA NUNES DE NUNES20241
EDUARDO RIBEIRO MATIAS20241
EDUARDO TEIXEIRA GLORIA20241
FABRICIO VARGAS GOCKS20241
Fayola Oliveira Ferreira20241
GABRIEL ISNARDI20241
GUILHERME CRUZ GONCALVES20241
GUILHERME NUNES TEIXEIRA20241
ISABELLA DELFINO SOUSA SILVA20241
ISABELLA MARTINS LIMA20241
JOAO GABRIEL BESSA MARTINS20241
JOSE PEDRO VALADAN CORREA SEVERO20241
JULIANE ADRIANE DA SILVA PORCIUNCULA20241
JULIA PEIXE SEIXAS20241
JULIA RIVERO LEAO20241
LARA MARTINS REIS20241
LUIZA SILVA LOPES20241
MATHEUS BEHLING HARTWIG20241
RYAN VIANNA MONTEIRO20241
SHERON PEIXOTO DE FIGUEIREDO20241
SOFIA GOMES SEIBT20241
SOFIA MELO DA SILVA ARNONI20241
STÉFANO DA PAIXÃO SANTOS20241
VICENTE NOGUEIRA TEIXEIRA20241
Carlos Matteus Agrello Avila20232
Isis Peres Chaves20232
MATHEUS SILVA LACERDA DE SOUZA20232
MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA20232
ADRIANO LIMA DA NOVA20231
ALEXIA SPECHT20231
AMANDA RIBEIRO KNOPP20231
ANA LUIZA MACEDO PINTO20231
BRENDA VIANNA SOARES20231
CAUA FERREIRA CALDEIRA DE OLIVEIRA20231
CID FERNANDEZ CURTE BRANCO20231
EDUARDO RITTER QUEVEDO20231
GEOVANNA SOBRINHO PEREIRA20231
GUSTAVO TEIXEIRA DUARTE20231
KIMBERLLY ISQUIERDO BONGALHARDO20231
LUISA VIEIRA TERRA20231
LUIZA CARRETT FERREIRA20231
NATALIA ALVES BAHR20231
SOFIA NUNES BRAUVERES MACHADO20231
THAYNA GERALDO DO NASCIMENTO CAETANO20231
MURILO DE FREITAS SATTE ALAM20222
Nina Grace Fernandes Baptista20222
ALICE SILVA DE AZEVEDO20221
ALINE MACIEL20221
BRUNNO RADAVELLI20221
DANIELE BEIERSDORF JESKE20221
DOUGLAS LOPES DA SILVA20221
JORDAN BUCHOVITEZ DA SILVA20221
MARINA DE LIMA LOPES20221
PATRICK PERES DA COSTA20221
PEDRO RENAN VALERON WEBER20221
SAMIRA GONCALVES SARAYA20221
YASMIN PEDROTTI AVILA20221
BARBARA CRUZ NUNES20211
CLAIRE SUZANE AIRES DE OLIVEIRA20211
EDUARDA PEREIRA20211
GABRIEL DOS SANTOS FALKENBERG20211
GABRIEL HENRIQUE DE ALMEIDA20211
GUILHERME REINHARDT UGOSKI20211
LAWRIEN OLIVEIRA DE FREITAS20211
LEONAN FERNANDES DA COSTA20211
LUARA DIAS FERNANDES20211
RAPHAEL DE SOUZA ORTOLAN20211
AGATHA FRANCINE NERY PERES20201
ANA LAURA BIANCHINI20201
CANDIDA REIS CANIELAS20201
ELIZA MARA LOZANO COSTA20201
GUSTAVO DE SOUZA CASTRO20201
MATHEUS GOULART ALVES20201
NICOLE PIRES GONZALES20201
PETERSON CENTENO FARIAS20201

Alunos Egressos

Name Ano de ingresso Ano de conclusão

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Location and contacts

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