Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350231
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros.
Objectives
Objetivo Geral:
1) Compreender questões relativas à história e à situação da profissão docente no Brasil: estrutura de empregos, perfil social e demográfico do professorado da educação básica, carreira docente.2) Refletir sobre a docência como profissão que envolve interações humanas e múltiplos saberes.
3) Caracterizar processos de formação docente e os múltiplos saberes dos professores.
4) Discutir relações entre diversidade de lugares e experiências que contribuem para a construção da identidade profissional dos e das docentes.
5) Estudar dimensões envolvidas no processo de definição das políticaseducacionais e trabalho docente.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. 2.ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9278
- GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184682
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Bibliografia Complementar:
- GARCIA, Maria Manuela Alves; OSÓRIO, Mara Rejane Vieira; FONSECA, Márcia Souza da (org.). Currículos e profissionalidades docentes: licenciaturas em Pedagogia e Matemática em universidades públicas gaúchas.. 2.ed. São Leopoldo: Oikos, 2020. E-book
- Oliveira, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: flexibilização e precarização. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 25, n. 89, p. 1.127-1.144,set./dez. 2004. https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?format=pdf&lang=pt
- OLIVEIRA, E. com D. A. de; HYPOLITO, Álvaro M. Trabalho docente na América Latina: desafios ao campo da pesquisa e às políticas educacionais. Revista Educação e Políticasem Debate, [S. l.], v. 1, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21897. https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21897
- VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Silvana Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
- XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.827-849. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900827
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2025 / 1 | 40 | 13 |
Artes Visuais (Licenciatura) Matemática (Licenciatura - Noturno) Matemática (Licenciatura) Química (Licenciatura) Química Industrial (Bacharelado) Teatro (Licenciatura) Horários
|
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2025 / 1 | 30 | 13 |
Matemática (Licenciatura) Horários
|
MARIA DE FATIMA COSSIO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PROFISSÃO DOCENTE | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
PROFISSÃO DOCENTE | Química (Licenciatura) |
PROFISSÃO DOCENTE | Matemática (Licenciatura) |