Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
17350231
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da profissão docente nos seus aspectos pedagógicos, políticos, históricos, antropológicos, culturais, econômicos e éticos. As diferentes abordagens teóricas que têm buscado compreender como vem se constituindo a profissão docente, considerando os matizes de classe, etnia, gênero e outros.
Objectives
Objetivo Geral:
1) Compreender questões relativas à história e à situação da profissão docente no Brasil: estrutura de empregos, perfil social e demográfico do professorado da educação básica, carreira docente.2) Refletir sobre a docência como profissão que envolve interações humanas e múltiplos saberes.
3) Caracterizar processos de formação docente e os múltiplos saberes dos professores.
4) Discutir relações entre diversidade de lugares e experiências que contribuem para a construção da identidade profissional dos e das docentes.
5) Estudar dimensões envolvidas no processo de definição das políticaseducacionais e trabalho docente.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Imagens e auto-imagens. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
- CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24ed. Campinas: Papirus, 2010.
- GATTI, Bernardete, A. (coord.); BARRETO, Elba de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. Disponível on line em https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasilimpasses-e-desafios.pdf)
- OLIVEIRA, Dalila Andrade; PINI, Mônica Eva; FELDFEBER, Myriam (org.) Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.
Bibliografia Complementar:
- GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia. pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1998.
- HYPOLITO, Alvaro Luiz Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.
- OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.) Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 27 |
Matemática (Licenciatura - Noturno) Horários
|
MARA REJANE VIEIRA OSORIO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PROFISSÃO DOCENTE | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
PROFISSÃO DOCENTE | Química (Licenciatura) |
PROFISSÃO DOCENTE | Matemática (Licenciatura) |