Nome da Atividade
COMMEDIA DELL'ARTE
CÓDIGO
05001106
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Investigação prático-teórica de uma corrente estética de tradição, a Commedia dell’ Arte; O aprofundamento do trabalho de improvisação através das máscaras dell'arte. Reflexão sobre a transposição didática dessa mesma corrente. O desdobramento para o contexto formal e informal.
Objectives
Objetivo Geral:
- Estudar e promover a prática das personagens-tipo da Commedia dell’ Arte;- Investigar a improvisação dos roteiros de Flaminio Scala;
- Analisar os procedimentos à transposição didática nos diferentes contextos formais e informais.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 - HISTÓRIA DA COMMEDIA DELL'ARTE
1.1 Origens; o nascimento no séc. XVI
1.2 Confecção das máscaras
1.3 As personagens.
1.4 O “Lazzi” e o “Cannovacio”.
UNIDADE 2 - A IMPROVISAÇÃO DO COMEDIANTE
2.1 As regras e convenções de cada personagem-tipo.
2.2 O porte da máscara.
2.3 A triangulação.
2.4 O jogo entre as máscaras.
UNIDADE 3 – A EXPERIMENTAÇÃO E A PRODUÇÃO
3.1 Improvisação e organização das cenas
3.2 Preparação/Produção do espetáculo
3.3 Apresentação pública.
UNIDADE 4 – A CENA DELL’ ARTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
4.1 Reflexão sobre os fundamentos da técnica e o ensino de teatro
4.2 Análise e procedimentos à transposição didática.
1.1 Origens; o nascimento no séc. XVI
1.2 Confecção das máscaras
1.3 As personagens.
1.4 O “Lazzi” e o “Cannovacio”.
UNIDADE 2 - A IMPROVISAÇÃO DO COMEDIANTE
2.1 As regras e convenções de cada personagem-tipo.
2.2 O porte da máscara.
2.3 A triangulação.
2.4 O jogo entre as máscaras.
UNIDADE 3 – A EXPERIMENTAÇÃO E A PRODUÇÃO
3.1 Improvisação e organização das cenas
3.2 Preparação/Produção do espetáculo
3.3 Apresentação pública.
UNIDADE 4 – A CENA DELL’ ARTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
4.1 Reflexão sobre os fundamentos da técnica e o ensino de teatro
4.2 Análise e procedimentos à transposição didática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAKHTIN, M. M. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Brasilia : Edunb, 1996.
- BRONDANI, Joice Aglae. Varda Che Baucco! Transcursos Fluviais de uma Pesquisatriz: Bufão, Commedia dell’Arte e Manifestações Espetaculares Populares Brasileiras. Doutorado em artes. Bahia: UFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9611/1/Brondani%2520Dissertacao.pdf. Acesso em 03 jul. 2022.
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.
Bibliografia Complementar:
- BRONDANI, Joice A. Máscaras Femininas da Commedia Dell’ Arte: um caminho para uma dramaturgia. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1750. Acesso em 03 jul. 2022.
- RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell’arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34252. Acesso em 03 jul. 2022.
- SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell’arte. São Paulo: Iluminuras, 2003.
- TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell’arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03 jul. 2022.
- VIANNA, Tiche. Para além da commedia dell’arte_a máscara e sua pedagogia. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330479. Acesso em 03 jul. 2022.