Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
05001456
Carga Horária
135 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Regência de Classe. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objectives

Objetivo Geral:

- Vivenciar a docência por meio de práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escolas de ensino regular.
- Acompanhar as aulas de Teatro (Arte) em turmas do ensino médio e/ou técnico.
- Elaborar uma proposta de intervenção pedagógica a partir da construção de plano de ensino e planos de aula.
- Aprofundar os estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade relacionando com a prática do ensino do teatro na educação básica.
- Ministrar aulas de teatro na educação básica com supervisão da escola e orientação da universidade.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica em produção escrita sobre o ensino de teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico a partir das observações e intervenções realizadas na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.
  • FERREIRA, Taís; OLIVEIRA, Mariana. Artes Cênicas: Teoria e Prática no Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: Mediação, 2016.
  • SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na Escola Pública. São Paulo: HUCITEC, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 30 jun. 2022.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (Org.). Conversações sobre teatro e educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
  • SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • VIDOR, Heloise Baurich. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Teatro (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 04:13:30 (query took 0.123680s)