Nome da Atividade
				EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP)
				CÓDIGO
				17350230
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
O Estado e suas relações com as políticas públicas educacionais no percurso da história da
educação brasileira; Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação,
sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o
financiamento da educação.
					educação brasileira; Organização e funcionamento da educação básica no Brasil; Legislação,
sistemas educacionais e a organização da escola; A profissionalização docente e o
financiamento da educação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral: Compreender a legislação, as políticas e a realidade educacional no contexto político,econômico e social do Brasil.
Específicos:
Compreender a relação entre a qualidade da educação e as políticas educacionais;
Analisar o contexto de elaboração da legislação educacional brasileira, seus limites e
possibilidades;
Estudar e analisar as condições de Gestão e financiamento para a Educação Nacional
Compreender o processo de profissionalização docente no conjunto das políticas
educacionais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 543 p. (Docência em formação saberes pedagógicos). ISBN 9788524918605
- LIMA, Caroline Costa Nunes. Política educacional. Porto Alegre: SAGAH 2018. 1recurso online ISBN 9788595028043.
- PINTO, José Marcelino de R. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃOFEDERAL DE 1988: 30 ANOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.846-869, out.-dez., 2018. Disponível na Base Scielo: https://www.scielo.br/j/es/a/rk4wKJgNYZsdt5QdgSgkDwG/?format=pdf&lang=pt
Bibliografia Complementar:
- Lima, Caroline Costa Nunes et al. Políticas públicas e educação. Porto Alegre: SER - SAGAH2019 1 recurso online ISBN 9788595027503.
- SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 4. ed. São Paulo: Saraiva,1981. 146 p.
- CASTRO. Jorge Abrahão de. FINANCIAMENTO E GASTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: 1995-2005. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 857-876, out. 2007
- HYPOLITO, ÁLVARO M. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, p. 59-78, 11. Disponível em CAPES Periódicos.
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| T1 | 2025 / 2 | 41 | 31 | Todos Os Cursos  Horários 
 | MARIA CECILIA LOREA LEITE Professor responsável pela turma | ||||||
| T2 | 2025 / 2 | 40 | 33 | Todos Os Cursos  Horários 
 | MARIA CECILIA LOREA LEITE Professor responsável pela turma | ||||||
| T3 | 2025 / 2 | 40 | 32 | Todos Os Cursos  Horários 
 | VALDELAINE DA ROSA MENDES Professor responsável pela turma | ||||||
| T4 | 2025 / 2 | 40 | 33 | Todos Os Cursos  Horários 
 | ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO Professor responsável pela turma | ||||||
| T5 | 2025 / 2 | 40 | 31 | Todos Os Cursos  Horários 
 | EUGENIA ANTUNES DIAS Professor responsável pela turma | ||||||
| T6 | 2025 / 2 | 40 | 38 | Todos Os Cursos  Horários 
 | FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ Professor responsável pela turma | ||||||
| T7 | 2025 / 2 | 40 | 32 | Todos Os Cursos  Horários 
 | EUGENIA ANTUNES DIAS Professor responsável pela turma | ||||||
| T8 | 2025 / 2 | 40 | 19 | Todos Os Cursos  Horários 
 | MARIA DE FATIMA COSSIO Professor responsável pela turma |