Program Name / Conceitos (*)
Enade (2021)3CPC (2021)3
Level / Degree
Undergraduate / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3660
Código e-MEC
1102186
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Nota do ENEM 2025/17113111217
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/112113121324
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.

Contextualization

Objectives

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação lingüística, pedagógica e literária  que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos lingüísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
 Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  •   Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
  •    Conscientizar o aluno da existência de variedades lingüísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  •  Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, sócio-culturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  •   Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  •   Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  •   Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  •   Motivar o aluno a participar  de projetos de que articulem ensino, pesquisa e extensão.
 

Egress Profile

Competencies and abilities

O objetivo do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
 

Study plan

Procedures and methodologies

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Evaluation of teaching and learning

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
                As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.

Integration with research and postgraduate studies

A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento,  un número expressivo de  projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Os nomes e coordenadores de cada um desses projetos estão descritos na tabela seguinte.
 
 
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
 Coordenador: Alfeu Sparemberger
 
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas 

Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández 
 
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
 
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha 
 
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português

Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
 
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si

Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins  
 
Literatura e experiência histórica

Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins  
 
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare

Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria 
 
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation

Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria 
 
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia 

Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara

Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna

Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
 
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais

Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca 
 
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
 
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita

Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI

Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva 
 
 O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas

Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
 
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa

Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
 
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
 
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
 
Cultura da mídia, rock e recepção

Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
 
 A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa

Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
 
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas

Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais

Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
 O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
 
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
 
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)

Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann 
 
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
 
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann 
 
O contato linguístico em situação artificial e natural

Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
 
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho

Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique 

Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor

Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique 
 
 Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais

Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha  

Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade

Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha  
 
William Blake em tradução: The Four Zoas
 
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
 
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
 
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
 
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas

Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
 
Marcadores linguísticos de identidade

Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
 
Mídias e tecnologias no contexto escolar

Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch 
 
Variação fonológica – produção e percepção

Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira 
 
 O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas

Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider 
 
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução 

Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
 
 A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira

Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini  

O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)

Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini  
 
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço

Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
 
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro 
 
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
 
 Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho

Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
 
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
 
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
 
 Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
 
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF

Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
 Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores

Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
 
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista

Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado 
 
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa

Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
 
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização

Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum 
 
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação

Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
 
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários

Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
 
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
 
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
 
               
 
 

Follow-up of graduates

O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

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