Nome da Atividade
ESTUDOS GRAMATICAIS II
CÓDIGO
20000297
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise do funcionamento da língua portuguesa em diversos contextos de uso.
Objectives
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para:• Refletir, descrever e analisar fenômenos linguísticos sob a perspectiva funcionalista, orientada para as relações entre gramática, discurso e cognição.
• Descrever o funcionamento da linguagem em uso na sociedade e analisar os significados produzidos pelas escolhas léxico-gramaticais em textos.
• Estudar as metafunções da linguagem e analisar seus respectivos componentes léxico-gramaticais em diversos contextos de uso da língua.
• Utilizar subsídios da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) para a interpretação e produção de textos em língua portuguesa.
Conteúdo Programático
• Gramática funcional – principais vertentes.
• Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) – texto e contexto.
• Metafunção ideacional: sistema de transitividade.
• Metafunção interpessoal: sistema de modo.
• Metafunção textual: tema e rema.
• Estudos orientados pela gramática funcional.
• Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) – texto e contexto.
• Metafunção ideacional: sistema de transitividade.
• Metafunção interpessoal: sistema de modo.
• Metafunção textual: tema e rema.
• Estudos orientados pela gramática funcional.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROS, N.C.A. Contribuições da gramática funcional para a análise de texto. Coleção Ensaios, UFSM/SM, v. 3, n. dez/2000, p. 9-16, 2000.
- CUNHA, M.A.F.; OLIVEIRA, M.R.; MARTELOTTA, M.E. (Orgs). Lingüística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: Faperj/DP & A, 2003.
- NEVES, M.H.M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000
Bibliografia Complementar:
- NEVES, M.H.M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- PEZATTI, E.G. O funcionalismo em lingüística. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. (Orgs). Introdução à Lingüística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004.
- BARBARA, L.; GOUVEIA, C. A. Marcado ou não marcado não é a questão, a questão é: onde está o tema? In: MOTTA-ROTH, D.; BARROS, N. C.; RICHTER, M. G. (Orgs.). Linguagem, cultura e sociedade. Santa Maria: UFSM, 2006. p. 57-66.
- CUNHA, M .A. F.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
- MOTTA-ROTH, D.; BARROS, N. C.; RICHTER, M. G. (Orgs.). Linguagem, cultura e sociedade. Santa Maria: UFSM, 2006.