Nome da Atividade
REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA
CÓDIGO
20000299
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo e revisão dos principais problemas encontrados na construção de frases e de parágrafos, bem como das possibilidades de ajustes para o registro apropriado em língua portuguesa padrão
Objectives
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para:• identificar e solucionar problemas de redação frequentemente encontrados em textos que preveem o registro culto da língua portuguesa, compreendendo os recursos gramaticais, linguísticos e semânticos apropriados a esse registro;
• identificar tais problemas de redação no nível da frase e do parágrafo, refletindo sobre as possibilidades de ajustes às inadequações;
• reconhecer a expressividade da linguagem quando desvios ao padrão culto da língua são usados para produzir efeitos de sentido;
• exercitar a revisão de aspectos gramaticais, linguísticos e semânticos em textos/gêneros diversos.
Conteúdo Programático
• Problemas comuns na construção de frases: frase fragmentada, frase siamesa, frase desconexa, falta de paralelismo, ambiguidade.
• Expressividade da linguagem. Qualidades e defeitos de estilo: clareza, concisão, simplicidade, correção (cacografia, solecismo), precisão, originalidade, harmonia (cacofonia, eco, colisão, hiato), repetições, lugares-comuns.
• Particularidades em questões gramaticais e no uso do léxico.
• Conjugação verbal: emprego de pessoas e de tempos verbais.
• Composição do parágrafo (estrutura padrão, estratégias de progressão temática, formas de introdução, desenvolvimento e conclusão, operadores argumentativos, marcadores de tempo e de espaço).
• Expressividade da linguagem. Qualidades e defeitos de estilo: clareza, concisão, simplicidade, correção (cacografia, solecismo), precisão, originalidade, harmonia (cacofonia, eco, colisão, hiato), repetições, lugares-comuns.
• Particularidades em questões gramaticais e no uso do léxico.
• Conjugação verbal: emprego de pessoas e de tempos verbais.
• Composição do parágrafo (estrutura padrão, estratégias de progressão temática, formas de introdução, desenvolvimento e conclusão, operadores argumentativos, marcadores de tempo e de espaço).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa .Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
- COELHO NETO, A. Além da revisão: critérios para revisão textual. São Paulo: Senac, 2008.
- CUNHA, C. e CINTRA, L. A Nova Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007.
Bibliografia Complementar:
- SQUARISI, D. e SALVADOR, A. Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo. São Paulo: Contexto, 2009.
- CAMARGO, T. N. de O uso da vírgula. São Paulo: Manole, 2005.
- FERREIRA, R.M. Uso dos verbos: aprendizagem através de exercícios. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
- KOCH, I. V. e ELIAS, V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.
- LUFT. P. C. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 2000.