Nome da Atividade
NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
CÓDIGO
20000289
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise da literatura brasileira contemporânea por meio da leitura crítica de corpus representativo da produção narrativa de ficção.
Objectives
Objetivo Geral:
Propiciar ao estudante a leitura crítica de textos literários da ficção narrativa brasileira contemporânea.Conteúdo Programático
• A contemporaneidade: uma época de fragmentação de sujeitos e de suas representações; ou: a literatura como transcendência de uma objetividade difusa, pulverizada, intangível.
• A pluralidade da criação literária de ficção brasileira hoje: um “tapete de signos” para ser des-tecido.
• Os contemporâneos e seus precursores; intertextualidade e originalidade.
• A literatura brasileira no quadro da contemporaneidade universal: uma poética de simulacros.
• A supremacia do olhar no texto narrativo contemporâneo: o texto imagético como intertexto privilegiado do literário.
• Leitura crítica de textos literários como produção de sentido e como espaço de construção de imaginário cultural capaz de dar conta de uma leitura de mundo.
• Fluxos e influxos entre o literário e o cultural: o lugar da inclusão do sujeito.
• A pluralidade da criação literária de ficção brasileira hoje: um “tapete de signos” para ser des-tecido.
• Os contemporâneos e seus precursores; intertextualidade e originalidade.
• A literatura brasileira no quadro da contemporaneidade universal: uma poética de simulacros.
• A supremacia do olhar no texto narrativo contemporâneo: o texto imagético como intertexto privilegiado do literário.
• Leitura crítica de textos literários como produção de sentido e como espaço de construção de imaginário cultural capaz de dar conta de uma leitura de mundo.
• Fluxos e influxos entre o literário e o cultural: o lugar da inclusão do sujeito.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- PEREIRA, Helena Bonito Couto. Novas leituras da ficção do século XXI. São Paulo: Ed. UPMacKenzie, 2011.
- PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vira e mexe, nacionalismo: paradoxos do nacionalismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Bibliografia Complementar:
- CUNHA, João Manuel dos Santos. Afinidades poéticas: a vontade de cinema na literatura, o desejo de literatura no cinema. Revista da ANPOLL / Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. Estudos literários: limites e interseções (Org.: André Luís Gomes). Vol. 1, n. 30 (2011). Brasília-DF, Jan./ Jul. 2011.
- CUNHA, João Manuel dos Santos. A lição aproveitada: modernismo e cinema em Mário de Andrade. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
- WEINHARDT, Marilene, CARDOZO Mauricio (Orgs.) Centro, centros: literatura e literatura comparada em discussão. Curitiba: Ed. Universidade do Paraná, 2011.
- DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |
NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |