Program Name / Conceitos (*)
CC (2018)5
Level / Degree
Undergraduate / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3610
Código e-MEC
1102187
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 11 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 23 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 042 de 13 de janeiro de 1984.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Contextualization
Objectives
Objetivos gerais do curso
- Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Egress Profile
Competencies and abilities
O Curso forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Study plan
Procedures and methodologies
Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
Evaluation of teaching and learning
Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Integration with research and postgraduate studies
A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, diversos projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação.
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História).Nesse sentido também, existe no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
Follow-up of graduates
O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000739 | COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
17350028 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000473 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000476 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000738 | LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 6 | 90 |
20000474 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000740 | LÍNGUA FRANCESA II20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000662 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000741 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000664 | LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000665 | LITERATURA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000482 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000742 | LÍNGUA FRANCESA III20000740 - LÍNGUA FRANCESA II | Obrigatória | 6 | 90 |
20000666 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000743 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000740 - LÍNGUA FRANCESA II20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000667 | LINGUÍSTICA GERAL II20000664 - LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000668 | LITERATURA BRASILEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000746 | ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000745 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000744 | LÍNGUA FRANCESA IV20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 6 | 90 |
20000669 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000671 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000489 | LITERATURA BRASILEIRA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000672 | SOCIOLINGUÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000675 | ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000674 | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000747 | ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000748 | LÍNGUA FRANCESA V20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV | Obrigatória | 6 | 90 |
20000673 | LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000486 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000669 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000749 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000750 | ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000751 | ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000743 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 2 | 30 |
20000752 | LÍNGUA FRANCESA VI20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 6 | 90 |
20000496 | LÍNGUA LATINA II20000673 - LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000753 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000677 | TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000676 | TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000755 | ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000756 | LÍNGUA FRANCESA VII20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000678 | LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000502 | LITERATURA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000757 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000754 | SEMINÁRIO DE PESQUISA I20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
20000760 | ESTÁGIO III– LÍNGUA FRANCESA20000755 - ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000759 | ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 8 | 120 |
20000761 | LÍNGUA FRANCESA VIII20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 6 | 90 |
20000680 | LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000762 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IV20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000758 | SEMINÁRIO DE PESQUISA II20000754 - SEMINÁRIO DE PESQUISA I | Obrigatória | 2 | 30 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1007
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE Horários
| M1 | 15 | 42 | ||||||
20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
20000134 - ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M1 | 16 | 46 | ||||||
20000109 - LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 11 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: AMANDA CANTERLE BOCHETT Horários
| M1 | 15 | 41 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: MARCIA DRESCH Horários
| M1 | 15 | 45 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
20000115 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 8 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000251 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS | P1 | 5 | 5 | ||||||
20000113 - LÍNGUA FRANCESA VIIIProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
20000117 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: DEIVIDI SILVA BLANK Horários
| M1 | 20 | 9 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| M1 | 8 | 27 | ||||||
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 8 | 40 | ||||||
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 | ||||||
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 11 | 35 | ||||||
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS Horários
| M1 | 10 | 16 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM Horários
| M1 | 8 | 25 | ||||||
20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M1 | 5 | 32 |
Versão do Currículo: 1322 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000740 - LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: ISABELLA FERREIRA MOZZILLO Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
20000662 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: GIOVANA FERREIRA GONCALVES Horários
| T1 | 20 | 11 | ||||||
20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 11 | ||||||
20000664 - LINGUÍSTICA GERAL IProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN Horários
| T1 | 20 | 10 | ||||||
20000665 - LITERATURA BRASILEIRA I Horários
| T3 | 20 | 10 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 |
Alunos Matriculados
Name | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Amanda Nunes Moreira | 2024 | 2 |
Nanin Loustau Oyambure | 2024 | 2 |
Vladimir Aguilar Antunes | 2024 | 2 |
ALICE GARSKE ESCOBAR | 2024 | 1 |
CAROLINE SANCHES DIAS | 2024 | 1 |
GUSTAVO CONTREIRA ISLABAO | 2024 | 1 |
INDAYA ACUNHA RODRIGUES | 2024 | 1 |
KIONYS JAVIER PEREZ SUAREZ | 2024 | 1 |
LIANE VITORIA ESLABAO SIAS | 2024 | 1 |
LUCAS DE SOUZA SIMOES | 2024 | 1 |
RAISSA MAGALHAES MORAES | 2024 | 1 |
Jonatas Silva do Nascimento | 2023 | 2 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 2023 | 2 |
AMANDA RAMIRES LUCCHETTA | 2023 | 1 |
CARLA GABRIELA MAGALHAES DE MORAIS | 2023 | 1 |
DIONATTAN ORTIZ NUNES | 2023 | 1 |
ERIOVAN APARECIDO TOLEDO DE MORAES | 2023 | 1 |
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 2023 | 1 |
GIOVANNA ROCHA PACHECO | 2023 | 1 |
GUILHERME VIEIRA DUARTE | 2023 | 1 |
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU | 2023 | 1 |
LEONARDO GONCALVES TEIXEIRA | 2023 | 1 |
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | 2023 | 1 |
NATHAN BATISTA SALES | 2023 | 1 |
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA | 2023 | 1 |
ROSA MARIA CARRASCO VIEIRA | 2023 | 1 |
YASMIN JOCASTA PEREIRA DO PRADO | 2023 | 1 |
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES | 2022 | 2 |
AIME VICTORIA DUTRA LUCAS | 2022 | 1 |
BARBARA CARDOZO CORREA | 2022 | 1 |
CARLOS EDUARDO NUNES AZZOLIN BARROS DE ALMEIDA | 2022 | 1 |
CAROLINA OLIVEIRA MACEDO | 2022 | 1 |
KAILANY BOLZONI DAMIANI | 2022 | 1 |
LARA SOUZA BORGES | 2022 | 1 |
Luiza Ribeiro Meirelles | 2022 | 1 |
REBECA DA FONSECA BARBOSA | 2022 | 1 |
BRUNA DA SILVA LOUZADA | 2021 | 2 |
JAQUELINE MACHADO DA SILVA | 2021 | 2 |
LUIZA MÜLLER DA ROSA | 2021 | 2 |
Nisia Marilane Martins Braz | 2021 | 2 |
ANDREA CLASEN GIMENES | 2021 | 1 |
ANGELICA MACKEDANZ MARON | 2021 | 1 |
CLARA BONFANTE DE BARROS | 2021 | 1 |
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES | 2021 | 1 |
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO | 2021 | 1 |
MATEUS ROCHA CAMARGO | 2021 | 1 |
BARBARA SILVA RODRIGUES | 2020 | 1 |
MARIANA SANTANA FALKOWSKI | 2020 | 1 |
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS | 2020 | 1 |
SARA ARRUDA DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
Dirceu Arno Krüger Junior | 2019 | 2 |
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA | 2019 | 1 |
GILSON HARTWIG JUNIOR | 2019 | 1 |
LILIAN BORGES DA SILVA MAIA | 2019 | 1 |
THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS | 2018 | 2 |
CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ | 2018 | 1 |
MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | 2018 | 1 |
NARA BEATRIZ SCHUCH BORGES | 2017 | 1 |
ROBERTA TAVARES DA SILVA | 2017 | 1 |
Alunos Egressos
Name | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GILNEI OLEIRO CORREA | 1992 | 1994 |
NIVIA SIMONE LIRA ESLABAO | 1991 | 1994 |
ADRIANA RAQUEL BUTZEN | 1993 | 1996 |
DANI RODRIGUES MOREIRA | 1993 | 1996 |
ELISANE PINTO DA SILVA | 1993 | 1996 |
MARIO LUIS STUDZINKI DOS REIS | 1993 | 1996 |
MARNE RODRIGUES DE RODRIGUES | 1992 | 1996 |
TARCISIO LOBATO KALTBACH | 1993 | 1996 |
VERA ALICE HOFFMANN BRUSCATTO | 1992 | 1996 |
CLAUDIA SUSANA DIAS CRESPI | 1993 | 1997 |
DORIS HELENA DE LA ROCHA LADEIRA | 1992 | 1997 |
SIMONE BILHALVA DOS SANTOS | 1993 | 1997 |
CLAUDIA LORENA DA FONSECA PINTOS | 1985 | 1998 |
CLAUDIA REGINA MINOSSI ROMBALDI | 1995 | 1998 |
PATRICIA ADNA ESCHEVANI TAKEHISA | 1995 | 1998 |
ROSANE ALVES ARAUJO | 1995 | 1998 |
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA | 1995 | 1999 |
MARCIA DE VASCONCELOS PEREIRA | 1994 | 1999 |
ARLINDA SOARES LAMEIRAO | 1997 | 2000 |
CARLA SIQUEIRA UGOSKI | 1997 | 2000 |
GISELE MUNHOZ DO SACRAMENTO BOEIRA | 1992 | 2000 |
GRAZIELA BERNARDI | 1997 | 2000 |
JAQUELINE FONSECA DA FONSECA | 1997 | 2000 |
MARCELO GONI BRAGA | 1996 | 2000 |
MARIZA FERNANDA ZIGLIA BUENO | 1996 | 2000 |
SANDRA MARA DUTRA DA CUNHA | 1997 | 2000 |
ANA CRISTINA RODRIGUES OTTO | 1997 | 2001 |
HELOISA CANTARELI DA ROSA | 1998 | 2001 |
MARIA BACHINI HALFEN | 1998 | 2001 |
ANDRÉ NOGUEIRA ALVES | 1998 | 2002 |
DANIELLE SILVEIRA DE ALMEIDA | 1999 | 2002 |
MARIELAINE MARQUES JACQUES | 1998 | 2002 |
TATIANA CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES | 1999 | 2002 |
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES | 1999 | 2003 |
MARISA ALCANTARA GOULART | 1999 | 2003 |
MARTTA JEANE DOS SANTOS SILVA | 1998 | 2003 |
RAISSA KEGLES TORRES | 1998 | 2003 |
SONIA MARA ROCHEDO FOSTER | 2000 | 2003 |
STELA MARINA NUNES DE CASTRO | 2000 | 2003 |
CAROLINA PEREIRA BARCELLOS | 2001 | 2004 |
DEIVIDI SILVA BLANK | 2002 | 2004 |
DOUGLAS FERREIRA DUTRA | 2002 | 2004 |
CAMILO CARDOSO HISÉ RODRIGUES | 2002 | 2005 |
HANICA DINIZ PEREIRA | 2002 | 2005 |
IVANA DE MIRANDA GOMES | 2002 | 2005 |
JOSE ELINALDO RODRIGUES DE SOUSA | 2001 | 2005 |
MARLISE MAURENTE MACHADO | 2001 | 2005 |
NARDÂNIA DE MEDEIROS LOPES | 2002 | 2005 |
TATIANE BEATRIZ MORAES BRAHM | 2002 | 2005 |
ANA SANTOS MAIA | 2001 | 2006 |
DANIELE RODRIGUES TAVARES | 2002 | 2006 |
PABLO DIEGO NIEDERAUER BERNARDI | 2003 | 2006 |
TUIZE MENDES | 2002 | 2006 |
AMANDA IOOST DA COSTA | 2004 | 2008 |
JULIANA ISAURA AIRES DA ROCHA | 2005 | 2009 |
LUÍSA FORMOSO ASSUNÇÃO | 2004 | 2009 |
MÁRCIA ANDRÉA GOMES MACIEL | 2005 | 2009 |
RAFAEL DIAS FERREIRA | 2005 | 2009 |
SILVANE RIBEIRO GOVEIA | 2005 | 2009 |
FRANCINE REINHARDT ROMANO | 2007 | 2010 |
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA | 2007 | 2010 |
LISIANE WOLLMANN DE FRANCESCHI | 2006 | 2010 |
MURIEL DUARTE WASIELESKI | 2006 | 2010 |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | 2007 | 2010 |
RAFAEL PIRES CARUS | 2005 | 2010 |
CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO | 2008 | 2011 |
ISABELA DA SILVA MAZZINI | 2008 | 2011 |
VALÉRIA ROSA DA CRUZ | 2008 | 2011 |
ANA CLÁUDIA SAMPAIO MARTINS | 2009 | 2012 |
GRAZIELA SARAY SOLIDÁRIO | 2008 | 2012 |
JINGFANG YU | 2009 | 2012 |
LUIZA DE SOUZA HYPÓLITO | 2008 | 2012 |
RAFAEL COSTA MENDES | 2008 | 2012 |
THAIS GRAVATO KUNZE | 2009 | 2012 |
BRUNO BEHLING OLIVEIRA | 2008 | 2013 |
GIULIAN DA SILVA PINTO | 2010 | 2013 |
Renata Ferreira Silveira e Silva | 2009 | 2013 |
TAIANE MEIRELLES DAMACENO | 2010 | 2013 |
WILLIAM JOSÉ DA SILVA MARTINS | 2010 | 2013 |
BEATRIZ RIBEIRO BORGES | 2011 | 2014 |
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA | 2011 | 2014 |
CAROLINA PEIXOTO PIOVESAN | 2011 | 2014 |
EDUARDA DA SILVEIRA MOURA | 2009 | 2014 |
FERNANDA MACHADO PLAMER | 2010 | 2014 |
JÚLIA COSTA MENDES | 2011 | 2014 |
LUA GILL DA CRUZ | 2010 | 2014 |
LUIZA ANDRADE LUZ NOGUEIRA DOS SANTOS | 2010 | 2014 |
Thamires de Carvalho Marchezini | 2010 | 2014 |
GILSON RAMOS LOPES NETO | 2012 | 2015 |
LUÍSA ZANINI VARGAS | 2011 | 2015 |
INGRID ISLABÃO DA ROSA | 2012 | 2016 |
ISABELLE SILVEIRA MARQUES | 2013 | 2016 |
LUIZA VASSELAI DA VEIGA | 2011 | 2016 |
MARIA JOILMA FERREIRA DOS REIS | 2013 | 2016 |
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA | 2012 | 2016 |
ADRIANO BELMUDES ANTUNES | 2011 | 2017 |
ALESSANDRA ZANIOL | 2012 | 2017 |
BRENDA DA SILVA RODRIGUES | 2013 | 2017 |
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | 2014 | 2017 |
CARINA PEIXOTO MACIEL | 2013 | 2018 |
ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ | 2014 | 2018 |
IAN GILL DE MELLO | 2014 | 2018 |
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO | 2014 | 2018 |
LARISSA D'AVILA BIANCHI | 2014 | 2018 |
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS | 2015 | 2018 |
SHAIANE DA SILVA NEVES | 2015 | 2018 |
VINICIUS BORGES DE ALMEIDA | 2015 | 2018 |
Cristian Borba da Silveira | 2016 | 2019 |
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS | 2013 | 2019 |
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2019 |
LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
MARIANA LUÍZA NEY PRADO | 2013 | 2019 |
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | 2016 | 2020 |
BEATRIZ HYGINO DIADAMO | 2015 | 2020 |
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | 2017 | 2020 |
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI | 2016 | 2020 |
JAQUELINE GARCIA MACHADO | 2013 | 2020 |
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO | 2016 | 2020 |
NATÁLIA ARGOUD DIAS | 2017 | 2020 |
STEPHANY MACHADO BARBOSA | 2017 | 2020 |
CHRISTOPHER RIVE ST VIL | 2018 | 2021 |
LILIAN BECKER OLIVEIRA | 2018 | 2022 |
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO | 2018 | 2022 |
Ana Beatriz Reinoso Rosse | 2018 | 2023 |
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | 2019 | 2023 |
CRISTIAN DA ROSA MASI | 2019 | 2023 |
HELENA FERREIRA KUHN | 2019 | 2023 |
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | 2015 | 2023 |
LUIZA PEREIRA HOLBIG | 2018 | 2023 |
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | 2019 | 2023 |
TALITA PAPINI DE BRITO | 2017 | 2023 |
THALISSON DOS SANTOS | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Location and contacts
- Rua Gomes Carneiro, 1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Office hours:
Das 10 às 22 horas - (53) 3921-1391
- clique para ver o e-mail