Nome da Atividade
PSICOLINGUÍSTICA
CÓDIGO
20000534
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O processamento da linguagem. Aquisição da linguagem. Métodos de estudo da linguagem. Categorização.
Objectives
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam estudar diferentes abordagens teóricas que levam em consideração a relação existente entre o cérebro, suas capacidades cognitivas e a aquisição da linguagem.Conteúdo Programático
1. HISTÓRICO E PERSPECTIVAS TEÓRICAS
1.1. Raízes e evolução do campo
1.2. Behaviorismo
1.3. Inatismo
1.4. Interacionismo
1.5. Conexionismo
1.6. Construtivismo
1.7. Funcionalismo.
2. PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM
2.1. Produção, percepção e compreensão do sinal acústico da fala
2.2. Input linguístico e aquisição da linguagem
2.3 Categorização
3. MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
3.1. Percepção e produção da linguagem
3.2. Métodos etnográfico, de julgamento da gramaticalidade, experimental
1.1. Raízes e evolução do campo
1.2. Behaviorismo
1.3. Inatismo
1.4. Interacionismo
1.5. Conexionismo
1.6. Construtivismo
1.7. Funcionalismo.
2. PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM
2.1. Produção, percepção e compreensão do sinal acústico da fala
2.2. Input linguístico e aquisição da linguagem
2.3 Categorização
3. MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
3.1. Percepção e produção da linguagem
3.2. Métodos etnográfico, de julgamento da gramaticalidade, experimental
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FINGER, Ingrid e QUADROS, Ronice Müller de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008. FLETCHER, Paul; MACWHINNEY, Brian. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. KAIL, Michèle. Aquisição da linguagem. São Paulo: Parábola, 2013. MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística, vol.2. São Paulo: Cortez, 2001. TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Bibliografia Complementar:
- FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto: 2011. FERREIRA-GONÇALVES, Giovana; BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; KESKE-SOARES, Márcia. Estudos em aquisição fonológica. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2011. FRANÇA, A. I.; FERRARI, L.; MAIA, M. A linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem. São Paulo: Contexto, 2016. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995. PINKER, Steven. O instinto da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PSICOLINGUÍSTICA | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |