Nome da Atividade
TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
CÓDIGO
20000475
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Leitura de textos verbais e não verbais vistos como fenômenos de língua e de linguagem. Reflexão sobre o trabalho com textos verbais e não verbais na Educação Básica.

Objectives

Objetivo Geral:

Reconhecer, na leitura de textos verbais e não verbais, a possibilidade de acesso a diferentes informações.

Problematizar o ato de leitura, tendo presente as especificidades do texto e a abordagem de leitura adotada pelo leitor.
Desenvolver atividades e reflexões que instiguem o leitor a:
- estar consciente de seu posicionamento diante de uma manifestação linguística;
- inteirar-se da atividade compreensiva do texto, que acontece durante a leitura;
- perceber, enquanto lê, as previsões e os conhecimentos que precisam ser ativados para que a leitura se efetive.
- produzir sequências didáticas, a partir dos conteúdos trabalhados, com a finalidade de se pensar sobre a leitura na sala de aula da Educação Básica.

Conteúdo Programático

1. Língua e Linguagem;
2. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da leitura;
3. O ato de ler e a pressuposição dos objetivos e das intencionalidades presentes no que é lido;
4. A compreensão das diferenças e das semelhanças entre os recursos linguísticos
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utilizados por formas distintas de linguagens;
5. Teorias da comunicação e da linguagem: discurso, estilo, subjetividade, ideologia e intertextualidades;
6. O que significa compreender e interpretar um texto/um discurso;
7. Gêneros e variações linguísticas: implicações na leitura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1990. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7.ed. Campinas, SP: Pontes, 2000. ______. Oficina de leitura; teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998. KOCH, Ingedore Vilaça. O texto e a construção dos sentidos. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001. KOCH, I.V.K; ELIAS.V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo Contexto, 2006. TERZI, S. B. Desenvolvimento do leitor: visões teóricas. 3 ed. São Paulo: Pontes, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006. JAKOBSON, Roman. Linguística e poética. In: _____. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, s.d. p.118-162. JOUVE, Vincent. O que é a leitura? In:_____. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002. P. 17-33. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013. SANTOS, L.W.S.; RICHE, R.C; TEIXEIRA, C.S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

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