Nome da Atividade
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
CÓDIGO
20000476
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Introdução aos Estudos Literários prevê propiciar ao aluno a aquisição dos elementos, noções e vocabulário crítico básicos para a análise do texto literário a partir da leitura de textos clássicos do cânone ocidental, considerando a relação entre teoria e prática.
Objectives
Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno a aquisição de elementos, noções e vocabulário crítico básicos para a análise do texto literário.Propiciar ao aluno a leitura de textos literários clássicos.
Conteúdo Programático
1. Definição de Literatura: limites conceituais. 2. Noções de gêneros do discurso e de campo literário. 3. A narrativa literária: Elementos, níveis e categorias da narrativa – narrador, narratário, perspectiva, focalização, personagem, diegese, tempo e espaço, verossimilhança. 4. Formas narrativas: o conto, a novela e o romance. 5. A Lírica. Estudo do poema: os estratos gráfico, fônico, lexical, sintático e semântico.
63
6. Formas poéticas: o soneto e o verso livre. 7. Estudos de autores e obras. 8. O Drama 9. Reflexão sobre a relação entre teoria e prática
63
6. Formas poéticas: o soneto e o verso livre. 7. Estudos de autores e obras. 8. O Drama 9. Reflexão sobre a relação entre teoria e prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999. D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto. São Paulo: Ática, 1995 (2 vols). JOBIM, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013. REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
Bibliografia Complementar:
- CHIAPPINI, Lígia. O foco narrativo. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2002. GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2000. REIS, Carlos & LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. São Paulo: Martins Fontes, 1996. WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria da Literatura. Sintra: Publicações Europa América, s/d.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |