Nome da Atividade
ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
CÓDIGO
20000750
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Docência compartilhada em sala de aula de português e literatura.
Este componente curricular está vinculado a Projetos de Extensão.
Este componente curricular está vinculado a Projetos de Extensão.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Criar condições para que o professor de português e literatura em formação assuma efetivamente o papel docente em contexto autêntico de ensino e aprendizagem, demonstrando capacidade de planejamento, domínio de conteúdos, consonância com os princípios teóricos e metodológicos desenvolvidos durante o curso de graduação e condições de reflexão crítica sobre a própria prática.
Este componente curricular está vinculado ao: Extensão em Língua Portuguesa e Literatura (código 392).
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003. BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2015.