Nome da Atividade
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA
CÓDIGO
20000745
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios de fonética e descrição fonológica da Língua Francesa.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Introduzir o inventário fonético da Língua Francesa, os sons pertinentes à fala e os fenômenos sonoros como forma de comunicação oral;
Desenvolver as habilidades de recepção e produção da linguagem oral, com ênfase nos aspectos fonológicos da Língua Francesa.
Capacitar o estudante a reconhecer as dificuldades fonético-fonológicas de um falante nativo do Português durante o processo de aprendizagem do Francês como língua estrangeira.

1.13. Objetivo(s) específico(s):
Identificar e discriminar os sons da Língua Francesa que inexistem em Português, bem como aspectos prosódicos da língua-alvo;
Analisar aspectos variados da fonologia e da fonética da Língua Francesa;
Comparar os sistemas fonológicos do Francês e do Português.

Conteúdo Programático

1. Fonética e Fonologia
1.1. Som e fonema
1.2. O aparelho fonador
1.3. O segmento
1.4. A produção dos sons da Língua Francesa
1.6. Os pares mínimos
1.5. O inventário fonético da Língua Francesa (API).
2. As consoantes
2.1. O ponto de articulação.
2.2. O modo de articulação.
2.3. A sonoridade.
2.4. Os fenômenos específicos do consonantismo francês: liaison e enchaînement.
3. As vogais
3.1. O ponto de articulação.
3.2. O modo de articulação.
3.3. Os fenômenos específicos do vocalismo francês: elisão e “E” instável.
4. As semi-vogais
4.1. O ponto de articulação
4.2. O modo de articulação
5. A sílaba
5.1. Ataques simples e complexos, coda.
5.2. A acentuação.
5.3. A entonação.
5.4. O ritmo.
5. A transcrição fonética.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, M. Phonétique et phonologie en classe de FLE : Quelle norme enseignée ? Quelle norme enseigner ? Les Langues modernes, n° 3, p. 55-71, 2007. BONILHA, Giovana Ferreira Gonçalves; KESKE-SOARES, Márcia; BRUM-DEPAULA, Mírian Rose (org.). Estudos em aquisição fonológica. Santa Maria: UFSM, 2009. v.2 (acrescentar) CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação a fonética e a fonologia. 10. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005. 127 p. (Coleção Letras).

Bibliografia Complementar:

  • BLANC, G. L'enseignement de la phonétique du français langue étrangère (FLE). Babylonia, n° 2, p. 33-37, 2011. BRIET Geneviève, COLLIGE Valérie, RASSART Emmanuelle. La prononciation en classe. PUG : Grenoble, 2014. http://phonetique.free.fr/ http://parlons-francais.tv5monde.com/webdocumentaires-pour-apprendre-lefrancais/ Memos/p-107-lg0-Phonetique.htm CHARLIAC, L. ; MOTRON, A.-C. Phonétique progressive du français, Paris, CLE international, 20017. (acrescentar) FERREIRA-GONÇALVES, Giovana; BRUM-DE-PAULA, Mírian Rose (Org.). Dinâmica dos movimentos articulatórios: sons, gestos, imagens. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2013. (acrescentar) SILVA-PINTO, Giulian da. Percepção e produção das vogais anteriores arredondadas [y], [ë] e [ê] do francês por locutoras nativas do português brasileiro (L1), proficientes em francês (L2). Pelotas, 2017. 328 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. (acrescentar)

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