Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II
CÓDIGO
20000743
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Formação teórico-crítica complementar do professor de Língua Francesa. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Discutir diretrizes teórico-metodológicas e experiências práticas para o ensino das habilidades orais e escritas em Língua Francesa.
1.13. Objetivo(s) específico(s):
Demonstrar a capacidade de refletir criticamente acerca da prática pedagógica do professor de Língua Francesa no contexto educacional brasileiro.
Desenvolver a reflexão metadidática.
Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.
Conteúdo Programático
Ensino dos conteúdos em Língua Francesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.
Ensino das quatro habilidades de forma integrada.
Ensino da Língua Francesa para objetivos específicos.
Correção de erros. Avaliação.
Ensino das quatro habilidades de forma integrada.
Ensino da Língua Francesa para objetivos específicos.
Correção de erros. Avaliação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLOTTI, Véronique. La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Cle, 2001. COURTILLON, Janine. Elaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003. CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du francais langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2007.
Bibliografia Complementar:
- BOHN, H.; Vandresen, P. (orgs.) Tópicos de Língüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988. CORACINI, M.J.R.F. O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 2010. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002. PRADO, C.; CUNHA, J. C. (orgs.) Língua materna e língua estrangeira na escola. O exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. PORCHER, Louis. L'enseignement des langues étrangères. Paris : Hachette, 2004.