Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
CÓDIGO
20000671
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Pressupostos teóricos para análise e desenvolvimento de práticas pedagógicas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Oportunizar ao aluno o contato com diferentes abordagens teóricas no âmbito da Linguística Aplicada, a fim de que possa compreender as contribuições delas advindas para o ensino da língua portuguesa. Relacionar as diferentes abordagens teóricas às atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Básica.Objetivos Específicos:
- refletir sobre a linguagem como um dos maiores instrumentos de ação social, formador de consciência do mundo cultural.
- compreender como o conhecimento do campo da Linguística Aplicada pode auxiliar o futuro professor de língua portuguesa;
- ampliar as perspectivas a partir das quais a abordagem do ensino de língua portuguesa pode ser desenvolvida;
- perceber a indissociabilidade entre o ensino da leitura, da produção textual oral e escrita e da análise linguística;
- apreciar criticamente o papel do professor de português no sistema educacional brasileiro contemporâneo;
- examinar criticamente os recursos didáticos que a indústria editorial proporciona;
- analisar criticamente materiais didáticos trabalhados no âmbito da Educação Básica, os quais envolvam oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística.
Conteúdo Programático
1. Linguística e ensino da língua: objetivos; implicações básicas para o ensino de língua materna.
2. Contribuições da linguística para a formação do professor.
3. Relação entre teoria e prática no fazer docente.
4. A tradição e o ensino de língua portuguesa.
5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Matriz de Referência dos Sistemas Nacionais de Avaliação e Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação do professor.
6.Sobre a oralidade: o que é a oralidade, implicações pedagógicas.
7. Sobre a leitura: o que é a leitura, implicações pedagógicas.
8. Sobre a produção escrita: o que é a produção escrita, implicações pedagógicas.
9. Sobre a análise linguística: o que é a análise linguística, implicações pedagógicas.
10. Novas abordagens em linguística aplicada: atravessamentos sobre gênero, diversidade, relações étnico-raciais.
2. Contribuições da linguística para a formação do professor.
3. Relação entre teoria e prática no fazer docente.
4. A tradição e o ensino de língua portuguesa.
5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Matriz de Referência dos Sistemas Nacionais de Avaliação e Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação do professor.
6.Sobre a oralidade: o que é a oralidade, implicações pedagógicas.
7. Sobre a leitura: o que é a leitura, implicações pedagógicas.
8. Sobre a produção escrita: o que é a produção escrita, implicações pedagógicas.
9. Sobre a análise linguística: o que é a análise linguística, implicações pedagógicas.
10. Novas abordagens em linguística aplicada: atravessamentos sobre gênero, diversidade, relações étnico-raciais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002. ILARI, Rodolfo. A linguística e o ensino da língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. KLEIMAN, Ângela (org.). A formação do professor: perspectivas da lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. ROJO, R. (org.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006 NEVES, Iara Conceição Bitencourt et. al. (orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola?. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 35 | 33 |
Letras - Português (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ALINE ROSINSKI VIEIRA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |