Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I
CÓDIGO
20000741
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Formação teórico-crítica inicial do professor de língua francesa. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):Promover leituras e discussões acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua francesa no contexto educacional brasileiro.
Objetivo(s) específico(s):
Desenvolver a reflexão metadidática.
Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.
Proceder à análise de material didático para o ensino da Língua Francesa.
Conteúdo Programático
Métodos, abordagens e técnicas de ensino de línguas estrangeiras, discutidos em processo diacrônico;
As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
Teorias de aquisição de segunda língua a partir de Stephen Krashen;
Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
Estilos e processos cognitivos de aprendizagem;
Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira;
A interlíngua. Fenômenos de alternância linguística.
As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
Teorias de aquisição de segunda língua a partir de Stephen Krashen;
Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
Estilos e processos cognitivos de aprendizagem;
Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira;
A interlíngua. Fenômenos de alternância linguística.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASTELLOTTI, Véronique. La langue maternelle en classe de langue étrangère. Paris: Cle, 2001. COURTILLON, Janine. Elaborer un cours de FLE. Paris: Hachette, 2003. CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du francais langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2007.
Bibliografia Complementar:
- BOHN, H.; Vandresen, P. (orgs.) Tópicos de Língüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988. CORACINI, M.J.R.F. O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 2010. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002. PRADO, C.; CUNHA, J. C. (orgs.) Língua materna e língua estrangeira na escola. O exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. PORCHER, Louis. L'enseignement des langues étrangères. Paris : Hachette, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 20 | 10 |
Letras - Português e Francês (Licenciatura) Horários
|
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Professor responsável pela turma |