Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO I
CÓDIGO
05000327
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: Promover a consciência postural e manipulação do teclado do piano,
necessárias para execução pianística; experiência de percepção sonora e
rítmica introduzindo a leitura em pauta dupla e leitura de cifras.Discutir sobre
processos de estudo e preparar repertório solo.
- Violão: Promover o conhecimento das possibilidades sonoras do violão e
fundamentos básicos da técnica instrumental. Leitura Musical. Realizar
trabalho prático de repertório. Desenvolver trabalho teórico relacionado aos
elementos básicos da realização musical ao violão.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
- Piano: Promover a consciência postural e manipulação do teclado do piano,
necessárias para execução pianística; experiência de percepção sonora e
rítmica introduzindo a leitura em pauta dupla e leitura de cifras.Discutir sobre
processos de estudo e preparar repertório solo.
- Violão: Promover o conhecimento das possibilidades sonoras do violão e
fundamentos básicos da técnica instrumental. Leitura Musical. Realizar
trabalho prático de repertório. Desenvolver trabalho teórico relacionado aos
elementos básicos da realização musical ao violão.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Apresentar o piano para o aluno e iniciar o desenvolvimento das habilidades e
técnicas necessárias à prática da linguagem musical por meio do piano.
Violão:
Apresentar os recursos e aspectos sonoros do violão, bem como os
elementos básicos da técnica de execução instrumental.
Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Manipular o teclado com as duas mãos;
2- Introduzir conceitos de leitura em duas claves e cifras;
3- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Apresentar as possibilidades sonoras e diferentes recursos de execução
técnico-musical;
3- Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior
proficiência ao violão;
4- Estimular a leitura musical;
5- Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Consciência postural;
2- Leitura em pauta dupla;
3- Leitura de cifras;
4- Processos de estudo.
Violão:
1- Características físicas: partes que compõe o violão e sua respectiva
função, materiais utilizados, cuidados de manuseio e afinação;
2- Parâmetros básicos do som: altura, duração, timbre e intensidade.
3- Características sonoras: o violão como instrumento melódico, harmônico e
rítmico;
4- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5- Sistemas de notação musical para violão: cifra, tablatura, partitura e outros
códigos;
6- Fundamentos da técnica instrumental: Postura do corpo, ação individual de
ambas as mãos e recursos expressivos específicos de cada uma delas.
1- Consciência postural;
2- Leitura em pauta dupla;
3- Leitura de cifras;
4- Processos de estudo.
Violão:
1- Características físicas: partes que compõe o violão e sua respectiva
função, materiais utilizados, cuidados de manuseio e afinação;
2- Parâmetros básicos do som: altura, duração, timbre e intensidade.
3- Características sonoras: o violão como instrumento melódico, harmônico e
rítmico;
4- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5- Sistemas de notação musical para violão: cifra, tablatura, partitura e outros
códigos;
6- Fundamentos da técnica instrumental: Postura do corpo, ação individual de
ambas as mãos e recursos expressivos específicos de cada uma delas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADOLFO, Antônio. Piano e Teclado. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1994. AARON,
- Michael. Michael Aaron Curso para Piano. Book 2.Editora Alfred, 1994.
- FILHO, Othon. Minhas Primeiras Notas ao Violão. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.
- PINTO, Henrique. Iniciação ao Violão: Princípios Básicos e Elementares para Principiantes. São Paulo: Ricordi, 1978.
Bibliografia Complementar:
- AGAY, Denes. Classics to Moderns. Vol.1. London: Yorktown Music Press, 1977.
- CARLEVARO, Abel. Cuaderno Tecnico Nº 2. Buenos Aires: Barry, 1985.
- MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed,1996.
- HERNÁNDEZ, Maribel Alcolea. Los colores de Mi Guitarrra: Método de Iniciación a partir deseis años. 2ª ed. España: Ediciones Apmusica, 2012.
- PALMER, Willard A.; MANUS, Morton; LETHCO, A.V. Alfred’s Basic Adult Piano Course. Editora Alfred, 1996.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO I | Música (Licenciatura) |