Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO V
CÓDIGO
05000337
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Preparar repertório escolhido com vista a seu desenvolvimento
técnico-artístico através da solidificação do conhecimento e das habilidades
de manipulação do piano. A disciplina também se caracteriza por proporcionar
ao aluno a vivência de pesquisa de repertório abordando leitura fluente em
pauta dupla, bem como a elaboração de acompanhamentos de peças de
repertório erudito e popular para outros instrumentos e/ou canto.
Violão:Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre Villa-Lobos e
Andrés Segóvia e a relevância que eles tiveram na história do violão.
Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho prático de repertório.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Preparar repertório escolhido com vista a seu desenvolvimento
técnico-artístico através da solidificação do conhecimento e das habilidades
de manipulação do piano. A disciplina também se caracteriza por proporcionar
ao aluno a vivência de pesquisa de repertório abordando leitura fluente em
pauta dupla, bem como a elaboração de acompanhamentos de peças de
repertório erudito e popular para outros instrumentos e/ou canto.
Violão:Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre Villa-Lobos e
Andrés Segóvia e a relevância que eles tiveram na história do violão.
Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho prático de repertório.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Praticar leitura em pauta dupla para pesquisar repertório;
2- Praticar leitura de cifras e montagem de acordes;
3-Realizar acompanhamentos para canto e/ou outros instrumentos;
4- Preparar repertório solo.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5- Estimular a leitura musical;
6- Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Leitura musical em pauta dupla;
2- Diferentes aberturas dos acordes;
3- Acompanhamento para canto e/ou outros instrumentos;
4- Repertório solo.
Violão:
1- Villa-Lobos: obras para violão, estética musical, nacionalismo, técnica
violonística;
2- Andrés Segóvia: concepção sonora (violão orquestra), compositores
segovianos, escolhas interpretativas;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
1.15. Bibliografia Básica:
1- Leitura musical em pauta dupla;
2- Diferentes aberturas dos acordes;
3- Acompanhamento para canto e/ou outros instrumentos;
4- Repertório solo.
Violão:
1- Villa-Lobos: obras para violão, estética musical, nacionalismo, técnica
violonística;
2- Andrés Segóvia: concepção sonora (violão orquestra), compositores
segovianos, escolhas interpretativas;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
1.15. Bibliografia Básica:
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HAERLE, Dan. Jazz/Rock Voicings for the Keyboard Player. Complete Edition. USA: Alfred Publishing Co., 1994.
- GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995..
- AMORIM, Humberto. Heitor Villa-lobos e o Violão. Academia Brasileira de Música, 2009.
Bibliografia Complementar:
- ALCAZAR, Miguel. Obra Completa Para Guitarra de Manuel M. Ponce. Ediciones Étoile, S.A. de C.V. México, 2000.
- CURIA, Wilson. Arranjos para Teclado. Vol. I, Ricordi, São Paulo.
- DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Editora da UFPR, 1994.
- HALLAM, Susan. Approaches to instrumental music practice of experts and novices: Implications for education in JORGENSEN & LEHMANN Does practice make perfect?, 1997.
- OTÉRO, Corazón. Mario Castelnuovo-Tedesco, Su Vida y Obra Para La Guitarra. 1a edição. Ed. Fomento Cultural Corazón Otéro, A.C. 1987.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO V | Música (Licenciatura) |