Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO IV
CÓDIGO
05000349
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina pretende propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
-Piano: Elaborar com o aluno arranjos próprios de peças para
acompanhamentos para formações instrumentais variadas utilizando os
conhecimentos de teoria e harmonia desenvolvidos. Discutir com o aluno
questões de preparação artístico-pedagógica de uma apresentação pública.
Preparar uma apresentação solo ou coletiva para experimentação das
habilidades específicas desenvolvidas nos semestres anteriores.
-Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre compositores
brasileiros para violão. Promover leitura musical. Desenvolver trabalho prático
de repertório.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
-Piano: Elaborar com o aluno arranjos próprios de peças para
acompanhamentos para formações instrumentais variadas utilizando os
conhecimentos de teoria e harmonia desenvolvidos. Discutir com o aluno
questões de preparação artístico-pedagógica de uma apresentação pública.
Preparar uma apresentação solo ou coletiva para experimentação das
habilidades específicas desenvolvidas nos semestres anteriores.
-Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre compositores
brasileiros para violão. Promover leitura musical. Desenvolver trabalho prático
de repertório.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Criar acompanhamento ao piano para peças com outras formações
instrumentais e preparar apresentação pública solo e/ou coletiva.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
1.12. Objetivo(s) específico(s):]
Piano:
1- Criar e escrever acompanhamento ao piano para instrumento solista e/ou
canto;
2- Preparar repertório solo;
3- Preparar e organizar apresentação publica individual ou coletiva.
Violão:
1-Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2-Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3-Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5-Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1- Acompanhamentos e harmonizações;
2- Repertório solo;
3- Apresentação pública.
Violão:
1- Violão brasileiro: discussões sobre o gênero, obras e compositores;
2- Características sonoras do repertório, relações harmônicas, rítmicas e
contornos melódicos;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
1- Acompanhamentos e harmonizações;
2- Repertório solo;
3- Apresentação pública.
Violão:
1- Violão brasileiro: discussões sobre o gênero, obras e compositores;
2- Características sonoras do repertório, relações harmônicas, rítmicas e
contornos melódicos;
3- Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
4- Leitura à primeira vista.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAMPOS, Moema C. 13 Pequenas Peças Brasileiras: Coletânea para o iniciante de piano. São Paulo: Editora Irmãos Vitale, 2002.
- PACE, Robert. Música para piano - Volume 3. Trad. Vera Silvia Camargo Guarnieri e Marion Verhaalen. São Paulo: Ricordi, 1973.
- PEREIRA, Marco. Ritmos Brasileiros. Garbolights, 2007.
Bibliografia Complementar:
- PAZ, Ermelinda. 500 Canções Brasileiras. Brasília: Musimed, 2010.
- BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Preparatório e 1o volume. Editora: do autor, 1988.
- ANDRADE, Máriode. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte/ São Paulo: Itatiaia/ Edusp, 1989.
- GAVA, José Estevam. A linguagem harmônica da Bossa Nova. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
- TABORDA, Marcia. Violão e Identidade Nacional. Civilização Brasileira, 2011.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO IV | Música (Licenciatura) |