Nome da Atividade
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN
CÓDIGO
05000677
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A metodologia de pesquisa científica. Aplicações ao Design. Normas ABNT. A problemática metodológica da ciência e seu surgimento.

Objectives

Objetivo Geral:

Gerais:
Compreender a importância da metodologia como suporte às investigações acadêmicas na área do design com o intuito de aplicá-la nos mais variados trabalhos científicos.
Específicos:
- Compreender como realizar uma investigação baseada na metodologia científica.
- Estudar as diferentes estratégias e instrumentos para a realização de uma pesquisa científica.
- Estudar as normas para o desenvolvimento de trabalhos científicos incluindo a ABNT.
- Identificar as vantagens do desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sistematizado.
- Capacidade para analisar produções científicas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. GIUSTI, Carmem Lúcia Lobo; GOMES, Zilda M. Franz; OLIVEIRA, Aydê Andrade de; ZIBETTI, Cláudia Denise Dias. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos – manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2006. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2011. MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000. PARDO, Maria Benedita Lima. A arte de realizar pesquisa: um exercício de imaginação e criatividade. Aracajú: Editora UFS; Fundação Oviêdo Teixeira, 2006. PINSKY, Carla Bassanezi Pinsky. Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2010. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (orgs.) A Bússola do Escrever – Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. PACHECO JÚNIOR, Waldemar; PEREIRA, Vera Lúcia Duarte do Valle; PEREIRA FILHO, Hyppólito do Valle. Pesquisa Científica sem tropeços – abordagem sistêmica. São Paulo: Atlas, 2007. SAMARA, Beatriz Santos Samara; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing – conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 28 28 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
HELENA DE ARAUJO NEVES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN Design Digital (Bacharelado)

Page generated on 2024-10-16 05:09:47 (query took 0.773676s)