Nome da Atividade
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN
CÓDIGO
05000677
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A metodologia de pesquisa científica. Aplicações ao Design. Normas ABNT. A problemática metodológica da ciência e seu surgimento.
Objectives
Objetivo Geral:
Gerais:Compreender a importância da metodologia como suporte às investigações acadêmicas na área do design com o intuito de aplicá-la nos mais variados trabalhos científicos.
Específicos:
- Compreender como realizar uma investigação baseada na metodologia científica.
- Estudar as diferentes estratégias e instrumentos para a realização de uma pesquisa científica.
- Estudar as normas para o desenvolvimento de trabalhos científicos incluindo a ABNT.
- Identificar as vantagens do desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sistematizado.
- Capacidade para analisar produções científicas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. GIUSTI, Carmem Lúcia Lobo; GOMES, Zilda M. Franz; OLIVEIRA, Aydê Andrade de; ZIBETTI, Cláudia Denise Dias. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos – manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2006. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2011. MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000. PARDO, Maria Benedita Lima. A arte de realizar pesquisa: um exercício de imaginação e criatividade. Aracajú: Editora UFS; Fundação Oviêdo Teixeira, 2006. PINSKY, Carla Bassanezi Pinsky. Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2010. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Bibliografia Complementar:
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (orgs.) A Bússola do Escrever – Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. PACHECO JÚNIOR, Waldemar; PEREIRA, Vera Lúcia Duarte do Valle; PEREIRA FILHO, Hyppólito do Valle. Pesquisa Científica sem tropeços – abordagem sistêmica. São Paulo: Atlas, 2007. SAMARA, Beatriz Santos Samara; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing – conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 28 | 28 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
HELENA DE ARAUJO NEVES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN | Design Gráfico (Bacharelado) |
METODOLOGIA DE PESQUISA EM DESIGN | Design Digital (Bacharelado) |