Nome da Atividade
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN
CÓDIGO
05000791
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Redes sociais na internet. Estrutura de rede. Planejamento de redes sociais. Aplicações de redes sociais ao Design Digital. Design para redes sociais. Interfaces digitais e redes sociais.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral- Promover uma aproximação dos alunos com os conceitos relacionados às redes sociais, estimulando a
percepção e a reflexão sobre fatores teóricos e práticos relacionados à área de Design Digital.
Objetivos Específicos
- Permitir o contato com teorias e modelos de redes para uma compreensão mais ampla da
inserção das redes sociais na internet na área do Design Digital.
- Estimular uma postura crítica e também estratégia dos estudantes ao capacitá-los para a prática
profissional na área de redes sociais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAYM, N. K. Personal Connections in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2010. pp. 99-149. BENKLER, Y. The Wealth of Networks. New Haven: Yale University Press, 2006. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GARRETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the web. New Riders, 2002. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo : Aleph, 2009. JOHNSON, Steven. Cultura da interface. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2001. PRIMO, A. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007. RECUERO, R. Conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. RECUERO, R.. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Bibliografia Complementar:
- BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. DEUZE, Mark; SPEERS, Laura; BLANK, Peter. Vida midiática. Revista USP, São Paulo, n.86, p.139-145, 2010. MARQUES, Vasco. Redes sociais 360 como comunicar on-line: #socialmedia360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. ROYO, J. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008. SHIRKY, Clay. A cultura da participação, criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro Zahar 2011.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN | Design Gráfico (Bacharelado) |
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN | Design Digital (Bacharelado) |