Nome da Atividade
PROJETO DE GRADUAÇÃO II
CÓDIGO
05000836
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Executar a primeira parte do projeto de graduação apresentado em semestre anterior, promovendo
experiência da atividade projetual profissional.
experiência da atividade projetual profissional.
Objectives
Objetivo Geral:
- Iniciar a aplicação prática do projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Projeto de Graduação I- Permitir ao aluno experiência teórico-prática acadêmica da execução de um projeto de design, tornando-o apto para a atividade profissional
- Realizar o trabalho de conclusão de curso
Conteúdo Programático
De acordo com o projeto apresentado na disciplina de Projeto de Graduação I com acompanhamento do professor orientador e submetido às normas do TCC apresentadas no projeto pedagógico.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. GIUSTI, Carmem Lúcia Lobo; GOMES, Zilda M. Franz; OLIVEIRA, Aydê Andrade de; ZIBETTI, Cláudia Denise Dias.Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos – manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2006. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. _________________. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2011. MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000. PARDO, Maria Benedita Lima. A arte de realizar pesquisa: um exercício de imaginação e criatividade. Aracajú: Editora UFS; Fundação Oviêdo Teixeira, 2006. PINSKY, Carla Bassanezi Pinsky. Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2010. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Bibliografia Complementar:
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (orgs.) A Bússola do Escrever – Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005. PACHECO JÚNIOR, Waldemar; PEREIRA, Vera Lúcia Duarte do Valle; PEREIRA FILHO, Hyppólito do Valle.Pesquisa Científica sem tropeços – abordagem sistêmica. São Paulo: Atlas, 2007. SAMARA, Beatriz Santos Samara; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing – conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PROJETO EM DESIGN GRÁFICO I | Design Gráfico (Bacharelado) |
PROJETO EM DESIGN DIGITAL I | Design Digital (Bacharelado) |