Nome da Atividade
USABILIDADE
CÓDIGO
05000839
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Definição de conceitos teóricos e abordagem de técnicas de usabilidade e de ergonomia informacional aplicadas ao Design Digital. Fundamentos da usabilidade em interfaces digitais.
Desenvolvimento de testes e de avaliações de usabilidade de interfaces digitais.
Abordagem da experiência do usuário de interfaces digitais na perspectiva da usabilidade.
Desenvolvimento de testes e de avaliações de usabilidade de interfaces digitais.
Abordagem da experiência do usuário de interfaces digitais na perspectiva da usabilidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Geral:Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e com técnicas aplicadas para desenvolver interfaces digitais usuais operacionalizadas com critérios da ergonomia informacional.
Específicos:
Definir usabilidade e ergonomia informacional;
Estudar os sentidos do corpo humano aplicados à usabilidade e à ergonomia informacional;
Fundamentar técnicas de avaliação e de testes de usabilidade;
Abordar a relação entre Design Digital, usabilidade e ergonomia informacional.
Conteúdo Programático
- Introdução à usabilidade;
- Fundamentos e definição de usabilidade;
- Aplicações da usabilidade ao Design Digital;
- Experiência do usuário de interfaces digitais;
- Padrões de usabilidade;
- Testes e avaliações de usabilidade de interfaces digitais.
- Fundamentos e definição de usabilidade;
- Aplicações da usabilidade ao Design Digital;
- Experiência do usuário de interfaces digitais;
- Padrões de usabilidade;
- Testes e avaliações de usabilidade de interfaces digitais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso a usabilidade na web. 2a edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
- KRUG, Steve. Simplificando Coisas que Parecem Complicadas: o guia do tipo faça você mesmo para descobrir e consertar problemas de usabilidade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
- NIELSEN, Jakob. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. São Paulo: Campus, 2007.
- NIELSEN, Jakob; BUDIU, Raluca. Mobile Usability. São Paulo: New Riders, 2012.
Bibliografia Complementar:
- AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2a Ed. 2009.
- CYBIS, Walter. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo, Novatec, 2007.
- DIAS, Cláudia. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
- FERREIRA, Simone Bacellar Leal; NUNES, Ricardo Rodrigues. e - Usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
- IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo, Edgard Blücher, 2005.
- MORAES, Ana Maria de (org.). Ergodesign e Interação Humano - Computador: Design e avaliação de interface. Rio de Janeiro, IUSER, 2002.
- MORAES, Ana Maria de (org.). Ergodesign Informacional: avisos, advertências e projeto de sinalização. Rio de Janeiro, IUSER, 2002.
- KADLEC, Tim; GUSTAFSON, Aaron. Implementing Responsive Design: Building sites for an anywhere, everywhere web. New Riders, 2012.
- NIELSEN, J. Usability engineering. San Francisco: Morgan Kaufman, 1994.
- RUBIN. Jeffrey; CHISNELL, Dana; SPOOL, Jared. Handbook of Usability Testing: Howto Plan, Design, and Conduct Effective Tests. 2ª edição. Wiley, 2008
- SHENEIDERMAN, Ben. & PLAISANT, Catherine. Designing the user Interface: strategies for effective human-computer interaction. 4. ed. Addison Wesley, 2004.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
USABILIDADE | Design Digital (Bacharelado) |