Nome da Atividade
IMAGEM DIGITAL I
CÓDIGO
05000922
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentação teórico-prática dos sistemas tecnológicos para a imagem digital. Conhecimento das dinâmicas e suportes para criação de imagens digitais. Conhecimento sobre a captação, criação e reprodução de imagens digitais.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Ser capaz de reconhecer técnica e historicamente o suporte eletrônico/digital na prática da produção audiovisual.
Capacitar o aluno a desenvolver peças ao utilizar as principais ferramentas para a criação, edição e manipulação de imagens e textos a partir de fotografias, textos e desenhos vetoriais criados nos próprios programas.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fundamentos da imagem digital aplicada ao audiovisual em suas diferentes especificidades de produção (vídeo, cinema, animação, interfaces de interação e games);
- Conhecer e utilizar ferramentas para trabalho com as imagens digitais de caráter sintético e analítico;
- Relacionar a captação e síntese das imagens digitais com a prática audiovisual a partir da horizontalidade com saberes técnicos, estéticos e narrativos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LUPTON, Ellen. PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosacnaify, 2008. FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n.35, p. 217-224, 1998. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosacnaify, 2007. FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985. p. 7 – 17 PARENTE, André(org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. SANTAELLA, Lucia. As imagens no contexto das estéticas tecnológicas. In: Suzette Venturelli. (Org.). Arte e tecnologia: intersecções entre arte e pesquisa técno-científica. Brasília: Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2007, v. , p. 165-169.

Bibliografia Complementar:

  • ADOBE CREATIVE TEAM. Adobe Illustrator CS3 Classroom in a Book. Peachpit: 2007. BAUER, Peter. Photoshop CS3 for dummies. Indianapolis: Wiley Publishing, 2007. DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis. A hora do cinema digital: democratização e globalização do audiovisual. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. _______________________. Cinema Digital, um novo cinema? . São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. DUBOIS. Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosacnaify, 2004. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosacnaify, 2007. GERBASE, Carlos. Impactos das tecnologias digitais na narrativa cinematográfica. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2003. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosacnaify, 2006. MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. ________________. Made In Brazil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IMAGEM DIGITAL I Design Gráfico (Bacharelado)
IMAGEM DIGITAL I Design Digital (Bacharelado)

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