Nome da Atividade
TÉCNICA VOCAL II
CÓDIGO
05001290
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento do programa do módulo anterior da disciplina, que é seu prérequisito,
enfocando o desempenho vocal para a música popular e erudita camerística
brasileira, contemplando a Lei 11.645/2008 acerca do ensino da cultura indígena e
afro-brasileira, e a Lei 12.031/2009 que regula a obrigatoriedade de execução do Hino
79
Nacional Brasileiro.
enfocando o desempenho vocal para a música popular e erudita camerística
brasileira, contemplando a Lei 11.645/2008 acerca do ensino da cultura indígena e
afro-brasileira, e a Lei 12.031/2009 que regula a obrigatoriedade de execução do Hino
79
Nacional Brasileiro.
Objectives
Objetivo Geral:
Ampliar o desenvolvimento dos elementos enfocados no semestre anterior, comênfase no domínio de empostação, extensão vocal, prosódia e fraseio, em função da
abordagem de repertório mais complexo, tanto extraído dos clássicos da canção
popular brasileira, como da canção erudita de câmara, através do qual pode ser
contemplada amplamente a exigência da Lei 11.645/2008 acerca do ensino da cultura
indígena e afro-brasileira. É parte integrante e necessária do repertório deste
semestre o Hino Nacional Brasileiro, considerada a Lei 12.031/2009, parágrafo único,
que determina: "Nos estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental
é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana".
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HEWITT, Graham. Como cantar. Madrid: EDAF, 1981. JOPPERT, Maria Augusta; SILVA, Oscarlita Fontes Vieira da. Canções Folclóricas Brasileiras. Rio de Janeiro: Eulenstein Música, 1969. MILLER, Richard. A estrutura do canto: sistema e arte na técnica vocal. São Paulo: É Realizações, 2019.
Bibliografia Complementar:
- FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do do ator. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. MACHADO, Regina. A Voz na Canção Popular Brasileira - um estudo sobre a Vanguarda Paulista. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011. MÁRSICO, Leda Osório. A voz infantil e o desenvolvimento músico-vocal. Porto Alegre, EST, 1979. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. TATIT, Luiz A. de Moraes. Elementos para a análise da canção popular. Cadernos de Estudo – Análise Musical. São Paulo, Atravez, 1989.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 10 | 7 |
Música (Licenciatura) Horários
|
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO Professor responsável pela turma |
||||||
P2 | 2024 / 2 | 10 | 2 |
Música (Licenciatura) Horários
|
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO Professor responsável pela turma |
||||||
P3 | 2024 / 2 | 12 | 12 |
Música (Licenciatura) Horários
|
LAZLO RAHMEIER Professor responsável pela turma |
||||||
P4 | 2024 / 2 | 10 | 6 |
Música (Licenciatura) Horários
|
LAZLO RAHMEIER Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
AÇÃO E MOVIMENTO I | Música (Licenciatura) |