Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL II
CÓDIGO
05001292
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O componente curricular organiza-se por meio da análise das principais metodologias
e propostas de educação musical. Parte de um ponto de vista histórico e segue até os
das atuais com propostas de diferentes países dentre eles o Brasil. Reflete sobre as
contribuições destas pedagogias para as bases da Educação Musical e discute as
possibilidades de reapropriações para os diferentes contextos brasileiros.
e propostas de educação musical. Parte de um ponto de vista histórico e segue até os
das atuais com propostas de diferentes países dentre eles o Brasil. Reflete sobre as
contribuições destas pedagogias para as bases da Educação Musical e discute as
possibilidades de reapropriações para os diferentes contextos brasileiros.
Objectives
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALConhecer e analisar propostas de pedagogia e/ou metodologias em educação
musical em seu contexto histórico e atual; contribuições e suas reapropriações nos
diferentes espaços de atuação do professor de música.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIBLIOGRAFIA BÁSICA MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996. MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998. PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. MED, Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986. . Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986. ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL II | Música (Licenciatura) |