Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL IV
CÓDIGO
05001308
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio de uma
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto infância. Tal metodologia compreende
experiências e propostas teórico-práticas em espaços educativos, preferencialmente,
no âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma. O projeto de
extensão vinculado à disciplina é Musicalização infantil (2658 ).
metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que envolve a
educação e a educação musical no contexto infância. Tal metodologia compreende
experiências e propostas teórico-práticas em espaços educativos, preferencialmente,
no âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma. O projeto de
extensão vinculado à disciplina é Musicalização infantil (2658 ).
Objectives
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALOportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes profissionais
relacionados ao período da infância através de uma ação pedagógica embasada
teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável e, posteriormente, discutida
pelo grupo.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p. GLUSCHANKOF, Claudia; PÉREZ-MORENO, Jèssica. La Música en Educación Infantil: Investigación y práctica. Colección: Docentes y Discentes. Editorial: Dairea Ediciones, 2017. ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita. Música e Educação Infantil (Orgs.) Campinas, SP: Papírus, 2013.
Bibliografia Complementar:
- CORSARO, William. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011 . DELALANDE, François. A música é um jogo de criança. ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical). MOYLES, Janet et al. Fundamentos da Educação Infantil: Enfrentando o desafio. Artmed, Porto Alegre, 2010. SARMENTO, Manuel Jacinto e GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 20 | 15 |
Música (Licenciatura) Horários
|
REGIANA BLANK WILLE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO MUSICAL IV | Música (Licenciatura) |