Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
CÓDIGO
05001349
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teórico–metodológicos da arte e da educação. A formação docente como exercício de auto-formação. Tendências pedagógicas e estéticas no ensino da arte: imbricações e consequências da visualidade contemporânea . O ensino da arte no currículo escolar: legislação e prática.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Possibilitar aos discentes do curso de Artes Visuais – Modalidade Licenciatura a construção de um conhecimento crítico sobre o trabalho docente e o ensino das Artes Visuais, contextualizando os processos de ensino-aprendizagem.

Objetivo(s) específico(s):
✔ Estimular a reflexão crítica sobre o ser professor/a como um exercício de formação experiencial;
✔ Estudar os pressupostos teórico-metodológicos da Arte e da Educação, analisando objetivos, conteúdos e os processos de ensinar e aprender arte;
✔ Identificar e discutir as relações entre Arte, Cultura e Sociedade, refletindo criticamente sobre as relações entre linguagem e ideologia, privilegiando o viés da Arte/Educação Ambiental;
✔ Estimular o posicionamento crítico acerca da formação docente em Artes Visuais, a problemática da arte e seu ensino na realidade educacional brasileira.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
  • MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, 2009. Coleção Humanitas.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
  • MEIRA, Ribeiro Marly; PILLOTTO, Sílvia Sell Duarte. Arte, Afeto e Educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.
  • PILLAR, Analice Dutra. (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.
  • REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2014. Coleção primeiros passos. Salto para o futuro. Formação Cultural de Professores. Rio de Janeiro, ano XX boletim 07 ju. 2010. Disponível em: .

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE I Artes Visuais (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 04:56:05 (query took 0.139581s)