Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS II
CÓDIGO
05001374
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Planejamento das atividades para o exercício autônomo da prática docente. Regência de classe supervisionada no ensino médio, em período adequado ao semestre letivo da universidade.
Debate e promoção do Ensino de Arte produtor de valores ético-estéticos relacionados aos direitos humanos e a diversidade. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).
Debate e promoção do Ensino de Arte produtor de valores ético-estéticos relacionados aos direitos humanos e a diversidade. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral: compreender o trabalho docente no ensino médio a partir da observação, atuação e reflexão sobre a docência em arte com adolescentes.Objetivos específicos:
Investigar ações propositivas, instigando a construção da práxis pedagógica em Artes Visuais, no ensino médio.
Promover leituras e debates visando estabelecer relações entre a prática de ensino do estagiário e as concepções teóricas da educação em Arte para juventudes.
Analisar as possibilidades e desafios da docência em Artes Visuais no ensino médio escolar.
Refletir sobre temas transversais referentes ao cotidiano social e sua relação com a Educação em Arte.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2014.
- MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática no ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998.
- MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2010.
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
- DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- FUSARI, Maria Felisminda de Resende e; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.
- HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
- MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima (orgs.). Cultura visual e ensino de arte: concepções e práticas em diálogo. Pelotas: Ed. UFPel, 2014.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
X1 | 2025 / 1 | 10 | 10 |
Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI Professor responsável pela turma |
||||||
X2 | 2025 / 1 | 10 | 10 |
Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI Professor responsável pela turma |