Nome da Atividade
				PROFISSÃO DOCENTE: SER PROFESSOR/PROFESSORA HOJE
				CÓDIGO
				05001392
				Carga Horária
				30 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Estudo da profissão, formação e identidade docente. Saberes necessários ao exercício da docência e norteadores da prática pedagógica reflexiva. Ciclos da vida profissional e abordagens contemporâneas que tangenciam questões de classe, etnia, gênero e outros.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Discutir questões relativas à profissão, formação e identidade docente na contemporaneidade.Objetivos específicos:
Analisar aspectos da identidade docente
Refletir sobre a formação e constituição docente
Caracterizar os processos de formação docente e os saberes necessários ao desenvolvimento profissional
Compreender os ciclos de vida profissional
Discutir as representações sociais, as imagens da profissão e questões contemporâneas da docência
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARROYO, Miguel González. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2013.
 - FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
 - LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
 
Bibliografia Complementar:
- ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2018.
 - IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2008.
 - FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras?. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online ISBN 9788582178911.
 - RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2004.
 - TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
 
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE II | Artes Visuais (Licenciatura) |