Nome da Atividade
DIREÇÃO DE ARTE PARA DESIGN DE JOGOS
CÓDIGO
05001418
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceituação da metodologia e da prática da direção de arte em projetos de jogos, fundamentos da linguagem visual para direção de arte, criação de estilo visual, estética para produtos gráficos e (audio) visuais, fundamentos do estilo visual, criação e desenvolvimento do conceito de personagem, concepção de cenários e layouts, projeto e documentação da direção de arte para o filme.
Objectives
Objetivo Geral:
Proporcionar conhecimento sobre estética e estilo nos jogos e da arte para o desenvolvimento projetual em direção de arte;Trabalhar repertórios nas áreas que são relacionadas a esta prática, como o cinema, a arquitetura, a moda, a fotografia, o design, a música e as outras artes visuais;
Propor exercícios de análise e reflexão que provoquem a busca por erudição e repertório necessários para o trabalho na área de direção de arte;
Desenvolver de trabalhos práticos que reforcem os conhecimentos teóricos dados em sala de aula e fora dela;
Promover um diálogo entre a arte no audiovisual, no design e na comunicação visual com o objetivo de pensar a identidade e a comunicação visual nos jogos;
Desenvolver a lógica projetual da direção de arte, da leitura de um argumento e concepção da identidade visual à aplicação do conceito visual ao projeto.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano: contribuição a análise dos elementos da pintura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. 206 p. (Coleção Mundo da Arte). ISBN 9788578276126.
- PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 7ª Edição. RJ: Léo Christiano Editorial LTDA, 1999.
- OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1983.
- AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
Bibliografia Complementar:
- EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. SP: Ed. Martins Fontes, 1989.
- PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. SP, Editora Perspectiva, 1991
- MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009 144 p. (Coleção Educação e arte ; 4). ISBN 9788587063748.
- OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990. 289 p. ISBN 8570015992.
- GALEFFI, Romano. Fundamentos da criação artística. São Paulo: Melhoramentos ; EDUSP, 1977. 222 p
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 24 |
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno) Horários
|
MONICA LIMA DE FARIA Professor responsável pela turma |