Nome da Atividade
CRÍTICA E JOGOS
CÓDIGO
05001426
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções sobre filosofia e jogos. Pensamento crítico. Discussões atuais sobre a área de jogos. Pensamento científico sobre jogos. Abordar a consciência da diversidade nos jogos, no que tange a questões étnico-raciais, cultura afro-brasileira e inclusiva. Questões sócio-econômicas, direitos humanos e impacto ambiental da produção de jogos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fomentar no discente o pensamento crítico e reflexivo sobre a área de jogos, sua produção e atuação.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
- ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016.
- SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
Bibliografia Complementar:
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens, o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. (Coleção Estudos; 004 : Filosofia). ISBN 8527300753.
- GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
- MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
- NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo Cengage Learning 2010 1 recurso online ISBN 9788522127252. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
- SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Motion in Games: First International Workshop, MIG 2008, Utrecht, The Netherlands, June 14-17, 2008, Revised Papers. 1st ed. 2008. IX, 257 p (Image Processing, Computer Vision, Pattern Recognition, and Graphics ; 5277). ISBN 9783540892205.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2025 / 2 | 25 | 18 |
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno) Horários
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MONICA LIMA DE FARIA Professor responsável pela turma |