Nome da Atividade
PRÁTICA DE CONJUNTO V
CÓDIGO
05001495
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática musical coletiva do repertório de música brasileira. Elaboração de arranjos e diferentes formas
de acompanhamento musical com ênfase de tímbrística e utilização de efeitos.

Objectives

Objetivo Geral:

Estimular o estudo e a prática da performance musical coletiva de gêneros e estilos variados com
especial enfoque nos processo de roteirização da performance a partir das práticas musicais
amplificadas.
Desenvolver as competências relacionadas à performance “ao vivo” a partir de concepções de um
espetáculo artístico.
Estimular a criação musical através da composição de arranjos.
Pesquisar o repertório do cancioneiro popular.
Desenvolver práticas interpretativas que possibilitem maior proficiência na prática musical coletiva.
Ampliar o conhecimento sobre roteirização do repertório.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico – harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1989.
  • BUCHER, Hannelore. Harmonia Funcional Prática – Uma abordagem natural para desfazer o mito da complexidade da harmonia. Vitória: O Autor, 2001.
  • CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados, com representação gráfica para violão (guitarra), contendo também noções de estrutura dos acordes, exercícios de progressões harmônicas e musicais analisadas. 10. ed. [S.l.]: [s.n.], 1984.

Bibliografia Complementar:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular brasileira de sua origem até hoje. 4. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
  • ALCHOURRÓN, Rodolfo. Composición Y Arreglos de Musica Popular. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1991.
  • GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático (incluindo técnicas especiais de sonoridade orquestral) vol. 3. Rio de Janeiro, Lumiar Editora, 1996.
  • BOYD, Bill. An Introduction to jazz chord voicing for keyboard. New York: Hal Leonard, 1986.
  • MACONIE, Robin. The science of music. Oxford: Clarendon Press, 1997.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA DE CONJUNTO V Música Popular (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 04:06:34 (query took 0.124546s)