Program Name / Conceitos (*)
CC (2014)3
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3790
Código e-MEC
1260513
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 4111111111
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/14112111213
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 494 de 29/06/2015. Publicada no D.O.U de 30/06/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 277 de 20/04/2018. Publicada na Seção 1, página 37 do D.O.U. de 23/04/2018.

Contextualization

Objectives

  1. estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  2. promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  3. formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  4. formar um profissional apto a situar- se e dialogar com o atual estado das pesquisas em Música Popular;

  5. oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;

  6. estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  7. instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  8. viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Egress Profile

Competencies and abilities

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar ao formando:

  1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criatividade artísticas e excelência prática;

  2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais instituídas ou emergentes;

  4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  8. contribuir para o avanço da pesquisa em Música Popular no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas, com competência para refletir sobre elas, seus desdobramentos e possibilidades futuras;

  10. demonstrar conhecimento de diversos aspectos teóricos da música, assim como o domínio de diferentes ferramentas tecnológicas ligadas ao fazer musical.

Study plan

Procedures and methodologies

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade. Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais, envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos, bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Evaluation of teaching and learning

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integration with research and postgraduate studies

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Follow-up of graduates

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001465HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001468LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05001467METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001466MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05001470PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória460
05001469RÍTMICA IObrigatória230
05001464TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

2º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001473CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460
05001474HARMONIA INSTRUMENTALObrigatória230
05001472HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001475MÚSICA E TECNOLOGIAObrigatória230
05001476PRÁTICA DE CONJUNTO II05001470 - PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória460
05001477PRÁTICAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS AFRO-DIASPÓRICASObrigatória230
05001471TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

3º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001480HARMONIA I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001473 - CONTRAPONTO IObrigatória230
05001479HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05001482LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I05001474 - HARMONIA INSTRUMENTALObrigatória230
05001483PRÁTICA DE CONJUNTO III05001476 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIObrigatória460
05001481PRODUÇÃO CULTURALObrigatória460
05001478TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IObrigatória460

4º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001487A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIObrigatória230
05001488ARRANJO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001480 - HARMONIA I05001473 - CONTRAPONTO IObrigatória230
05001486HARMONIA II05001480 - HARMONIA IObrigatória230
05001485HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05001489PRÁTICA DE CONJUNTO IV05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I05001483 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIIObrigatória460
05001484TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIObrigatória460

5º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001490ANÁLISE MUSICAL I05001486 - HARMONIA II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001493ARRANJO II05001488 - ARRANJO IObrigatória230
05001494COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR I05001474 - HARMONIA INSTRUMENTAL05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI05001486 - HARMONIA II05001482 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IObrigatória230
05001492HARMONIA III05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001491HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001495PRÁTICA DE CONJUNTO V05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001474 - HARMONIA INSTRUMENTAL05001489 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVObrigatória460

6º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001496ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05001497HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05001498IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001492 - HARMONIA IIIObrigatória230
05001500PRÁTICA DE CONJUNTO VI05001495 - PRÁTICA DE CONJUNTO VObrigatória460
05001499TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAR05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230

7º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001501IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IObrigatória230
05001503PRÁTICA DE CONJUNTO VII05001488 - ARRANJO I05001500 - PRÁTICA DE CONJUNTO VI05001481 - PRODUÇÃO CULTURALObrigatória460
05001502PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001499 - TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULARObrigatória230

8º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001505PRÁTICA DE CONJUNTO VIII05001503 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIIObrigatória460
05001504PRÁTICA DE ESTÚDIO05001481 - PRODUÇÃO CULTURAL05001494 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR I05001500 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIObrigatória460
05001506TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULAR05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001499 - TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAR05001500 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIObrigatória460

Complementares

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001507ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar22330

Optativas

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001508ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA05001496 - ANÁLISE MUSICAL II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIOptativa230
05001509ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIOptativa230
05001510ANÁLISE MUSICAL IV05001509 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa230
05001511ANATOMOFISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05001512ANTROPOLOGIA CULTURALOptativa230
05001513APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I05001530 - ESTÉTICA MUSICALOptativa230
05001514APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL II05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IOptativa230
05001515BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001516BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA II05001515 - BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001517BIOGRAFIAS MUSICAISOptativa460
05001518COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR II05001494 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IOptativa230
05001519COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR III05001518 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IIOptativa230
05001520COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IV05001519 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IIIOptativa230
05001521COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001522CONJUNTO DE SAXOFONES I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001523CONJUNTO DE SAXOFONES II05001522 - CONJUNTO DE SAXOFONES IOptativa230
05001524CONTRAPONTO II05001473 - CONTRAPONTO IOptativa460
05001525CONTRAPONTO III05001524 - CONTRAPONTO IIOptativa460
05001526CULTURAS MUSICAIS DO MUNDOOptativa460
05001527DESENHO SONORO05001537 - FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICA05001537 - FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICAOptativa460
05001528DIDÁTICA DO CANTOOptativa230
05001529ESCRITA MUSICALOptativa230
05001530ESTÉTICA MUSICAL05001466 - MÚSICA E SOCIEDADE05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAOptativa230
05001531ESTUDOS INTENSIVOS DE TREINAMENTO AUDITIVO05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
05001532ETNOPEDAGOGIAS MUSICAISOptativa230
05001533FLAUTA POPULAR IOptativa230
05001534FLAUTA POPULAR IIOptativa230
05001535FLAUTA POPULAR IIIOptativa230
05001536FLAUTA POPULAR IVOptativa230
05001537FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICA05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001538FUNDAMENTOS DO ÁUDIO, DA ACÚSTICA MUSICAL E DO EXPERIMENTALISMO SONOROOptativa460
05001539GRUPO DE PERCUSSÃO IOptativa230
05001540GRUPO DE PERCUSSÃO IIOptativa230
05001541HARMONIA IV05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001542HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa230
05001543HISTÓRIA DO JAZZOptativa230
05001544HISTÓRIA DO ROCKOptativa230
05001545INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001546INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO II05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001547INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIOptativa230
05001548INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IV05001547 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIIOptativa230
05001549INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO II05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001551INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO III05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIOptativa230
05001552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IV05001551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIIOptativa230
05001553INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO V05001552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IVOptativa230
05001554INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI05001553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VOptativa230
05001555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII05001554 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIOptativa230
05001556INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIII05001555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIIOptativa230
05001557INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001558INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001559INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIOptativa230
05001560INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV05001559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIIOptativa230
05001562INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001561INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO II05001562 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001563INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05001564INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IOptativa230
05001565INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IIOptativa230
05001566INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001567INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIOptativa230
05001568LABORATÓRIO CORAL II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IOptativa230
05001569LABORATÓRIO CORAL III05001568 - LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05001570LABORATÓRIO CORAL IV05001569 - LABORATÓRIO CORAL IIIOptativa230
05001571LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL, FONOGRÁFICA E RADIOFÔNICA05001475 - MÚSICA E TECNOLOGIA05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI05001481 - PRODUÇÃO CULTURALOptativa460
05001572LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001573LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IIOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
05001575MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEOptativa460
05001574MÚSICA PARA TEATRO, DANÇA E SUPORTES AUDIOVISUAISOptativa460
05001576OFICINA DE LUTERIA EXPERIMENTALOptativa230
05001577PEDAGOGIAS DA MÚSICA POPULAROptativa230
05001578PERCUSSÃO IOptativa230
05001579PERCUSSÃO IIOptativa230
05001580PERCUSSÃO IIIOptativa230
05001581PERCUSSÃO IVOptativa230
05001582PRÁTICA DE CONJUNTO SUPLEMENTAR IOptativa460
05001583PRÁTICA DE CONJUNTO SUPLEMENTAR II05001582 - PRÁTICA DE CONJUNTO SUPLEMENTAR IOptativa460
05001584PRÁTICA DE MÚSICA BRASILEIRA POPULAR05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIOptativa230
05001585PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001586PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO II05001585 - PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001587PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULOptativa230
05001588PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05001589PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05001590PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05001591PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa230
05001592PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VOptativa230
05001593PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VIOptativa230
05001594PROPRIOCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05001595RÍTMICA II05001469 - RÍTMICA IOptativa230
05001596RÍTMICA III05001595 - RÍTMICA IIOptativa230
05001597RÍTMICA IV05001596 - RÍTMICA IIIOptativa230
05001598SAXOFONE IOptativa230
05001599SAXOFONE II05001598 - SAXOFONE IOptativa230
05001600SAXOFONE III05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001601SAXOFONE IV05001600 - SAXOFONE IIIOptativa230
05001602SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001603SEMIÓTICA MUSICAL I05001602 - SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001604SEMIÓTICA MUSICAL II05001603 - SEMIÓTICA MUSICAL IOptativa230
05001605SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05001606TÓPICOS DE ESTUDO E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOSOptativa230
05001607TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICAOptativa230
05001608TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IOptativa230
05001609TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IIOptativa230
05001610TÓPICOS EM TEORIA MUSICALOptativa230
05001611TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05001612TREINAMENTO AUDITIVO II05001611 - TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05001613TREINAMENTO AUDITIVO III05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05001614VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001615VOZ E VIOLÃO II05001614 - VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001616VOZ E VIOLÃO III05001615 - VOZ E VIOLÃO IIOptativa230
05001617VOZ E VIOLÃO IV05001616 - VOZ E VIOLÃO IIIOptativa230

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 1310 (ATUAL)

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001473 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
EAD1305
05001474 - HARMONIA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12918
05001474 - HARMONIA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M21510
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1827
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2621
05001475 - MÚSICA E TECNOLOGIAProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12020
05001476 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIProfessor Regente: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Professor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1107
05001476 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M285
05001477 - PRÁTICAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS AFRO-DIASPÓRICASProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12012
05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12026

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11525
05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11316
05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11025
05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11240
05001489 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1127
05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11519

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1614
05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1915
05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1911
05001500 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11111
05001499 - TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULARProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T11615

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001505 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIIIProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M188
05001504 - PRÁTICA DE ESTÚDIOProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M135
05001506 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULARProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
M111
05001506 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULARProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
M211
05001506 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULARProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
M322
05001506 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULARProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA
M411
05001506 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA POPULARM500

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M112
05001514 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M110
05001518 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M175
05001533 - FLAUTA POPULAR IProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1120
05001534 - FLAUTA POPULAR IIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA
M110
05001539 - GRUPO DE PERCUSSÃO IProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1108
05001539 - GRUPO DE PERCUSSÃO IProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
P2107
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M146
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M256
05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M126
05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M127
05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M321
05001555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M120
05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P146
05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
P211
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11014
05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M187
05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1510
05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T125
05001588 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M300
05001589 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
M111
05001590 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M111
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M112
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:00 - 10:50
10:00 - 10:50
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
10:50 - 11:40
10:50 - 11:40
10:50 - 11:40
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M211
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M311
05001592 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M105
05001593 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M111
05001595 - RÍTMICA IIProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1148
05001598 - SAXOFONE IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M132
05001599 - SAXOFONE IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M132
05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11511
05001614 - VOZ E VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P134
05001614 - VOZ E VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P211

Alunos Matriculados

Name Ano de ingresso Semestre de ingresso
Augusto Eyler Flores20242
DILMAR SILVEIRA DE OLIVEIRA20242
Karen da Silva Dias20242
ARIEL FARIAS DE OLIVEIRA20241
AYSHA CARDOSO DE OLIVEIRA PEREIRA20241
CRISTIANO ELLERT DE SOUZA SCHRODER20241
DAIANE VIEIRA MORAES20241
Endrigo Lourenço Pereira20241
GABRIELE DIAS MADAIL20241
MARCELLO VARGAS GAUDENZI20241
MARIA CAROLLINE GUIMARAES MENESES20241
MIGUEL PEIXOTO EISFELD20241
PABLO DA ROSA BATISTA20241
RENAN GUILHERME DE SOSA AGUILAR20241
Bernardo Bueno Pinto Carapeto 20232
CAMILA BARBOZA CASTRO20232
Camilo Luna Garavazzo20232
Isabelle Domingues dos Santos20232
DOUGLAS DA SILVA VALLEJOS20231
EDUARDO MOREIRA TEIXEIRA20231
EMILY SIEBRE PIRES20231
GIOVANNA OLIVEIRA FLORES20231
GUILHERME HERNANDEZ FERREIRA20231
JOANNA RIBEIRO MATTOS20231
JOAO PEDRO NIEMEYER COSTA20231
Jonas Tejada Amoreira20231
KAREN ALVES FELIX DOS SANTOS20231
LUCAS HIGA PEREIRA20231
TASSO LEMOS MENDES EL HALAL20231
MARCELO SERGIO SILVA20222
GABRIEL MILLER GOMES DE PINHO20221
HIGOR DOS INOCENTES BRASIL20221
ISADORA MAIESKI GUIMARAES20221
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA20221
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA20221
LUCAS BORBA DA SILVEIRA20212
ANDRE LUIS FERREIRA BARBOSA20211
JENIS ROBERTA FERREIRA DE AZEVEDO20211
MILENA ELEUSINA FAGUNDES DE ASSUNÇÃO20211
NICOLAS PEREIRA DA SILVA MAUCH20211
RICARDO AQUINO DEI RICARDI20211
BRUNO EVANGELISTA DOS SANTOS20201
DIEGO DE CARVALHO SANTANA20201
EDUARDO BISOLA DE MIRANDA20201
GUILHERME CASALI AMARAL20201
Rafael Colman Vargas20201
ROGER NUNES MEDEIROS20201
DANIEL ORTIZ DE ORTIZ20191
GABRIEL PINHEIRO FREITAS20191
NEVERTON COSTA FERNANDES20191
PABLO DE LIMA PINEYRO20191
MARLISE PERES DO CARMO20181
DEMETRIUS SILVA DA ROSA20172
BRUNO SEXAS DE MORAES20171
JENER PORTO CAMARGO JUNIOR20171
NATANIEL MORAES MELLO20161

Alunos Egressos

Name Ano de ingresso Ano de conclusão
BRENDA POSTINGHER BRUGALLI20152018
JOAO FRANCISCO PINHEIRO NETO20132018
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA20142018
MARIANA DA COSTA RIBEIRO20152018
BRENDA MAZZOLA LAZZAROTTO20162019
MARCELA SILVEIRA DOS SANTOS20152019
VINÍCIUS CARREIRO DOS SANTOS20152019
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS20122020
VINÍCIUS DA CRUZ TERRES20152020
DAVID DO AMARAL CRUZ20162021
PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS20162021
WAGNER DOS SANTOS SICCA20162021
ALINSON DA SILVA ALANIZ20182022
TÁCIO MACHADO WURDIG20172022
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA20182023
DAVI ISAC DA SILVA SANTANA20182023
GABRIELA VAZ CASTRO20182023
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ20172023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

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