Nome da Atividade
ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA
CÓDIGO
05001508
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A proposta deste curso é de apresentar uma introdução aos estudos do som, contemplando tanto a reflexão teórica sobre as diferentes fontes sonoras e tecnologias de reprodução quanto aos seus aspectos técnicos e culturais, bem como desenvolver atividades práticas de manipulação, conservação e digitalização e análise de alguns fonogramas pertencentes ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes.

Objectives

Objetivo Geral:

Apresentar alguns conceitos básicos da sonologia como suporte para o entendimento mais aprofundado do fenômeno sonoro musical em seus três aspectos: produção sonora, propagação do som e percepção humana do som.
Conhecer as origens técnicas e culturais da reprodução sonora. Apresentar e discutir diferentes perspectivas de estudos sobre o som. Estimular a reflexão enquanto transformação das práticas de escuta na sociedade moderna. Desenvolver atividades práticas de manipulação, conservação e digitalização e análise de alguns fonogramas do acervo da Discoteca L. C. Vinholes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • [BENJAMIN, Walter]. [Horkheimer, Max]. [Adorno, Theodor W.]. [Habermas, Jurgen]: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 333 p. (Coleção Os pensadores; 48)
  • BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.
  • WISNIK, José Miguel; ZISKIND, Helio. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Bibliografia Complementar:

  • DISCOTECA ONEYDA ALVARENGA. Catálogo histórico-fonográfico. São Paulo: Centro Cultural de São Paulo, 1993 143 p.
  • SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991. 399 p.
  • SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
  • LUCAS, Maria Elizabeth (org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade. Porto Alegre: Marcavisual, 2013. 303 p. (Marca da Palavra).
  • TONI, Flávia Camargo (Org.). A Música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. 2.ed. rev. São Paulo: SESC São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL III Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

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