Program Name / Conceitos (*)
CC (2017)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3770
Código e-MEC
118522
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 31111119
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/1112
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.553 de 06/10/2010.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 794 de 26/07/2017. Publicada na Seção 1, página 16 do D.O.U de 28/07/2017.

Contextualization

Objectives

  • Adquirir formação metodológica e científica na área das Ciências Musicais, instrumentalizando o aluno para a pesquisa em música;

  • Adquirir sensibilização para o estudo do patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos;

  • Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Ciências Musicais, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição;

  • Desenvolver capacidade de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas;

  • Promover a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos;

  • Desenvolver no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.

 

Egress Profile

Competencies and abilities

  1. Proceder à pesquisa científica e tecnológica em música, visando à compreensão e à difusão da cultura em suas dinâmicas e na perspectiva de sua diversidade;
  2. Atuar como investigador e assessor de projetos de ensino, cultura e pesquisa em diferentes espaços culturais e educacionais;
  3. Colaborar no estabelecimento de Centros de Documentação Musical interligados, como forma de estimular a ampliação do conhecimento e reforçar o elo entre o ensino e a pesquisa.

 

Study plan

Procedures and methodologies

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Fundamentos da Cultura; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Evaluation of teaching and learning

De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

Integration with research and postgraduate studies

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Follow-up of graduates

 O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001706ETNOMUSICOLOGIA IObrigatória345
05001465HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001549INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IObrigatória230
05001468LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05001467METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001726MUSICOLOGIA IObrigatória345
05001464TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

2º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001734CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460
05001707ETNOMUSICOLOGIA II05001706 - ETNOMUSICOLOGIA IObrigatória345
05001472HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001727MUSICOLOGIA II05001726 - MUSICOLOGIA IObrigatória345
05001471TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

3º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001708ETNOMUSICOLOGIA III05001706 - ETNOMUSICOLOGIA IObrigatória345
05001480HARMONIA I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001734 - CONTRAPONTO IObrigatória230
05001479HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05001728MUSICOLOGIA III05001726 - MUSICOLOGIA IObrigatória345
05001478TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IObrigatória460

4º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001709ETNOMUSICOLOGIA IV05001706 - ETNOMUSICOLOGIA IObrigatória345
05001486HARMONIA II05001480 - HARMONIA IObrigatória230
05001485HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05001729MUSICOLOGIA IV05001726 - MUSICOLOGIA IObrigatória345
05001484TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIObrigatória460

5º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001490ANÁLISE MUSICAL I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001530ESTÉTICA MUSICAL05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001492HARMONIA III05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001491HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001842PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS I05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória460

6º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001496ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05001497HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05001843PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS II05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória460

7º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001509ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05001844PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS III05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória460
05001502PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230

8º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001845TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CIÊNCIAS MUSICAIS05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICAObrigatória690

66

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001545INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001546INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO II05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001547INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIOptativa230
05001548INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IV05001547 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIIOptativa230
05001715INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001716INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL II05001715 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001717INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL III05001716 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIOptativa230
05001718INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IV05001717 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIIOptativa230
05001550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO II05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001551INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO III05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIOptativa230
05001552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IV05001551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIIOptativa230
05001553INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO V05001552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IVOptativa230
05001554INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI05001553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VOptativa230
05001555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII05001554 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIOptativa230
05001556INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIII05001555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIIOptativa230
05001557INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001558INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001559INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIOptativa230
05001560INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV05001559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIIOptativa230
05001562INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001561INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO II05001562 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001598SAXOFONE IOptativa230
05001599SAXOFONE II05001598 - SAXOFONE IOptativa230
05001600SAXOFONE III05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001601SAXOFONE IV05001600 - SAXOFONE IIIOptativa230

Complementares

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001853ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar24360

Optativas

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001487A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIOptativa230
05001508ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA05001496 - ANÁLISE MUSICAL II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIOptativa230
05001510ANÁLISE MUSICAL IV05001509 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa230
05001511ANATOMOFISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05001512ANTROPOLOGIA CULTURALOptativa230
05001513APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I05001530 - ESTÉTICA MUSICALOptativa230
05001514APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL II05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IOptativa230
05001846ARQUIVOLOGIA MUSICAL05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa230
05001488ARRANJO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001734 - CONTRAPONTO I05001480 - HARMONIA IOptativa230
05001493ARRANJO II05001488 - ARRANJO IOptativa230
05001515BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001516BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA II05001515 - BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001517BIOGRAFIAS MUSICAISOptativa460
05001494COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR I05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI05001486 - HARMONIA IIOptativa230
05001518COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR II05001494 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IOptativa230
05001519COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR III05001518 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IIOptativa230
05001520COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IV05001519 - COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR IIIOptativa230
05001521COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001522CONJUNTO DE SAXOFONES I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001523CONJUNTO DE SAXOFONES II05001522 - CONJUNTO DE SAXOFONES IOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05001735CONTRAPONTO II05001734 - CONTRAPONTO IOptativa460
05001736CONTRAPONTO III05001735 - CONTRAPONTO IIOptativa460
05001526CULTURAS MUSICAIS DO MUNDOOptativa460
05001527DESENHO SONORO05001537 - FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICAOptativa460
05001528DIDÁTICA DO CANTOOptativa230
05001847EDIÇÃO MUSICAL I05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa230
05001848EDIÇÃO MUSICAL II05001847 - EDIÇÃO MUSICAL IOptativa230
05001529ESCRITA MUSICALOptativa230
05001531ESTUDOS INTENSIVOS DE TREINAMENTO AUDITIVO05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
05001849ETNOMUSICOLOGIA HISTÓRICA05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001727 - MUSICOLOGIA IIOptativa230
05001710ETNOMUSICOLOGIA LATINO-AMERICANAOptativa460
05001537FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICA05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001538FUNDAMENTOS DO ÁUDIO, DA ACÚSTICA MUSICAL E DO EXPERIMENTALISMO SONOROOptativa460
05001539GRUPO DE PERCUSSÃO IOptativa230
05001540GRUPO DE PERCUSSÃO IIOptativa230
05001541HARMONIA IV05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001542HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa230
05001543HISTÓRIA DO JAZZOptativa230
05001544HISTÓRIA DO ROCKOptativa230
05001498IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001501IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05001713INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001714INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO II05001713 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001563INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05001564INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IOptativa230
05001565INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA II05001564 - INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IOptativa230
05001566INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001567INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIOptativa230
05001568LABORATÓRIO CORAL II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IOptativa230
05001569LABORATÓRIO CORAL III05001568 - LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05001570LABORATÓRIO CORAL IV05001569 - LABORATÓRIO CORAL IIIOptativa230
05001571LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL, FONOGRÁFICA E RADIOFÔNICA05001475 - MÚSICA E TECNOLOGIA05001481 - PRODUÇÃO CULTURAL05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIOptativa460
05001572LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001573LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL II05001572 - LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001725LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTA05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
05001466MÚSICA E SOCIEDADEOptativa230
05001475MÚSICA E TECNOLOGIAOptativa230
05001575MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEOptativa460
05001574MÚSICA PARA TEATRO, DANÇA E SUPORTES AUDIOVISUAISOptativa460
05001576OFICINA DE LUTERIA EXPERIMENTALOptativa230
05001732ORQUESTRAÇÃO I05001714 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIOptativa230
05001733ORQUESTRAÇÃO II05001732 - ORQUESTRAÇÃO IOptativa230
05001577PEDAGOGIAS DA MÚSICA POPULAROptativa230
05001578PERCUSSÃO IOptativa230
05001579PERCUSSÃO IIOptativa230
05001580PERCUSSÃO IIIOptativa230
05001581PERCUSSÃO IVOptativa230
05001584PRÁTICA DE MÚSICA BRASILEIRA POPULAR05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIOptativa230
05001477PRÁTICAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS AFRO-DIASPÓRICASOptativa230
05001585PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001586PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO II05001585 - PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001850PRÁTICAS MUSICAIS DE CONTEXTOS URBANOS05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa230
05001851PRÁTICAS MUSICAIS NA IMIGRAÇÃO E DIÁSPORA05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa230
05001587PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULOptativa230
05001481PRODUÇÃO CULTURALOptativa460
05001588PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05001589PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05001590PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05001591PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa230
05001592PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VOptativa230
05001593PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VIOptativa230
05001594PROPRIOCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05001469RÍTMICA IOptativa230
05001595RÍTMICA II05001469 - RÍTMICA IOptativa2
05001596RÍTMICA III05001595 - RÍTMICA IIOptativa230
05001597RÍTMICA IV05001596 - RÍTMICA IIIOptativa230
05001602SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001603SEMIÓTICA MUSICAL I05001602 - SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001604SEMIÓTICA MUSICAL II05001603 - SEMIÓTICA MUSICAL IOptativa230
05001605SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05001606TÓPICOS DE ESTUDO E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOSOptativa230
05001607TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICAOptativa230
05001608TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IOptativa230
05001609TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IIOptativa230
05001610TÓPICOS EM TEORIA MUSICALOptativa230
05001611TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05001612TREINAMENTO AUDITIVO II05001611 - TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05001613TREINAMENTO AUDITIVO III05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05001614VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001615VOZ E VIOLÃO II05001614 - VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001616VOZ E VIOLÃO III05001615 - VOZ E VIOLÃO IIOptativa230
05001617VOZ E VIOLÃO IV05001616 - VOZ E VIOLÃO IIIOptativa230

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1336 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001706 - ETNOMUSICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M164
05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1132
05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T2219
05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M128
05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M313
05001468 - LABORATÓRIO CORAL IProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P1344
05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1361
05001726 - MUSICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1105
05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1345

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001708 - ETNOMUSICOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M131
05001480 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1226
05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1237
05001728 - MUSICOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1103
05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1126

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001490 - ANÁLISE MUSICAL IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11012
05001530 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T124
05001492 - HARMONIA IIIProfessor responsável pela turma: CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1325
05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1215
05001842 - PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M151

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001509 - ANÁLISE MUSICAL IIIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11012
05001844 - PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS IIIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M130
05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICAProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1120

66

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M118
05001552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IVProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M110
05001598 - SAXOFONE IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M136

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M118
05001517 - BIOGRAFIAS MUSICAISProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T119
05001542 - HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSProfessor responsável pela turma: CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1218
05001564 - INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M121
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1321
05001466 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1446
05001585 - PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1210
05001481 - PRODUÇÃO CULTURALProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
08:50 - 09:40
QUI21:30 - 22:20
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
22:20 - 23:10
EAD1332
05001592 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M512
05001611 - TREINAMENTO AUDITIVO IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1312
05001613 - TREINAMENTO AUDITIVO IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M137

Alunos Matriculados

Name Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANDRIELE DORNELLES ZARNOTT20241
DANIELA GOMES MACHADO20241
Fábio Solano Cardoso dos Santos20222
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA20222
LÚCIO ALEXANDRE FERNANDES OLIVEIRA20222
WESLEY BUENO DA COSTA CARDOZO20222
ABDUL SHAKIR FERREIRA ALVES GAJARDO VEGA20211
LUCAS NUNES DA SILVA BARROS20201
Rafaela Canez Camargo20191
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES20181
JONAS SILVA DE ALMEIDA20181

Alunos Egressos

Name Ano de ingresso Ano de conclusão
CAROLINA BORGES FERREIRA20092012
ANANDA ALVES BRANDÃO20102014
RUTHE ZOBOLI POCEBON20112015
MARCELE PEDROTTI DUTRA MENESES20102016
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA20142018
RAÍSSA RODRIGUES LEAL20132019
DANIEL ALVES DOS SANTOS20162020
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA20182021
REBECA KLIPPEL BREHM20192023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Location and contacts

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