Nome da Atividade
GRUPO DE PERCUSSÃO I
CÓDIGO
05001539
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina se caracteriza de forma prática e consiste em iniciar os estudos de repertório e arranjos para grupo de percussão. Serão realizados estudos das composições e arranjos da música brasileira e latino-americana.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:Proporcionar estudos de repertórios e arranjos para grupos de percussão.
Objetivo(s) específico(s):
Desenvolver o trabalho de prática musical coletiva;
Possibilitar a experiência do fazer musical em grupo através da música percussiva;
Realizar musicalmente os estudos técnicos de caixa-clara, barrafones e percussão múltipla em obras originais ou arranjos para grupo de percussão.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENNETT, Roy. “Uma Breve História da Música”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1988.
- GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 214 p. (Manuais). ISBN 8526803808.
- PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978, 2009. 208 p. (MPB reedições; 1).
Bibliografia Complementar:
- ANPPOM - Caderno de Resumos do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, 2019. Disponível em: https://anppom.org.br/wp-content/uploads/2020/03/XXIX-Congresso-da-ANPPOM-Caderno-de-resumos-2019.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.
- GROUT, Donald Jay. Palisca, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa : Gradiva, 1997.
- MEIRELLES, Pascoal; ALVES, Luciano. A bateria musical : acompanha CD com 14 músicas: 15 partituras de bateria com análise, 34 melodias cifradas. São Paulo : Irmãos Vitale, c2000.
- WAGNER JÚNIOR, Otomar P.; TEMARY, Fabiane K. O ensino da percussão nas bandas e fanfarras escolares. 2002. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso). UNIRITER. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/937/WAGNER%20J%C3%9ANIOR,%20Otomar%20Pedro.pdf?sequence=1 Acesso em 29 de ago 2023.
- ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Anna Blume, 2000.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 10 | 8 |
Música Popular (Bacharelado) Horários
|
Marcelo Barros de Borba Professor responsável pela turma |
||||||
P2 | 2024 / 2 | 10 | 7 |
Música Popular (Bacharelado) Horários
|
Marcelo Barros de Borba Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MÚSICA EM CONJUNTO I | Música - Composição (Bacharelado) |
ESTUDOS DE RÍTMICA | Música - Ciências Musicais (Bacharelado) |