Nome da Atividade
LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTA
CÓDIGO
05001725
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento da leitura à primeira vista do repertório musical.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver raciocínios direcionados à otimização da leitura à primeira vista do repertório.
Praticar a fluência da leitura à primeira vista do repertório, considerando a acuidade de articulação, ritmo e afinação.
Aprender a solucionar passagens difíceis do ponto de vista musical e técnico.
Aplicar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas Teoria Musical, Percepção e Solfejo, Harmonia, Contraponto e Análise musical na leitura do repertório.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOLDENBERG, Ricardo. Modus Novus e a abordagem intervalar da leitura cantada à primeira vista. In: Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 107-120, dez. 2011. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/203 Acesso 29 de ago. 2023.
  • GUSMÃO, Pablo da Silva Gusmão. A aprendizagem autorregulada da percepção musical no ensino superior: uma pesquisa exploratória. In: Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 121-140, dez. 2011. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/204/182 Acesso 29 de ago 2023.
  • MED, Bohumil. Solfejo. 3ed. Brasília: MusiMed, 1986.

Bibliografia Complementar:

  • ARÔXA, Ricardo Alexandre de Melo. Leitura à primeira vista: perspectivas para a formação do violonista. João Pessoa, 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6609/1/arquivototal.pdf Acesso 29 de ago. 2023.
  • RISARTO, Maria Elisa; LIMA, Sonia Albano de. O método de leitura à primeira vista ao piano de Wilhelm Keilmann e sua fundamentação teórica In: Opus, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 39-60, dez. 2010. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/viewFile/217/197 Acesso 29 de ago. 2023.
  • ROCHA, Alexandre Fritzen da. Leitura Musical à Primeira Vista: Um estudo com guias de auxílio para estudantes universitários de órgão e piano. Porto Alegre, 2017. 331f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/172291/001058979.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso 29 de ago. 2023.
  • SAMPAIO, Marcelo Almeida. As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano. Belo Horizonte, 2017. 238 f. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-AQQHE2 Acesso 29 de ago 2023.
  • SILVA, Bianca Viana Monteiro da. Solfejo como ferramenta para a leitura musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA. 24., 2014. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3072/public/3072-10030-1-PB.pdf Acesso 29 de ago. 2023.

Page generated on 2024-10-15 15:02:48 (query took 0.069752s)