Program Name / Conceitos (*)
CC (2014)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3740
Código e-MEC
45122
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 211116
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/111114
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/111114
Criação e Reconhecimento
Curso Reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.O.U. de 30/09/1970.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada na Seção 1, página 23 do D.O.U. de 15/08/2017.

Contextualization

Objectives

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Egress Profile

Competencies and abilities

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Piano, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de piano, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

 

Study plan

Procedures and methodologies

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Evaluation of teaching and learning

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integration with research and postgraduate studies

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Follow-up of graduates

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001465HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001468LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05001467METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001466MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05001786PIANO IObrigatória230
05001787SEMINÁRIO DE PIANO IObrigatória230
05001464TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

2º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001734CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460
05001472HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001788PIANO II05001786 - PIANO IObrigatória230
05001789SEMINÁRIO DE PIANO II05001786 - PIANO I05001787 - SEMINÁRIO DE PIANO IObrigatória230
05001471TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

3º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001480HARMONIA I05001734 - CONTRAPONTO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória230
05001479HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05001687MÚSICA DE CÂMARA I05001788 - PIANO IIObrigatória230
05001790PIANO III05001788 - PIANO IIObrigatória230
05001481PRODUÇÃO CULTURALObrigatória460
05001791SEMINÁRIO DE PIANO III05001789 - SEMINÁRIO DE PIANO II05001788 - PIANO IIObrigatória230
05001478TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IObrigatória460

4º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001486HARMONIA II05001480 - HARMONIA IObrigatória230
05001485HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05001690MÚSICA DE CÂMARA II05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IObrigatória230
05001792PIANO IV05001790 - PIANO IIIObrigatória230
05001793SEMINÁRIO DE PIANO IV05001791 - SEMINÁRIO DE PIANO III05001790 - PIANO IIIObrigatória230
05001484TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIObrigatória460

5º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001490ANÁLISE MUSICAL I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001530ESTÉTICA MUSICAL05001466 - MÚSICA E SOCIEDADE05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001492HARMONIA III05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001491HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001693MÚSICA DE CÂMARA III05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória230
05001794PIANO V05001792 - PIANO IV05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001795SEMINÁRIO DE PIANO V05001793 - SEMINÁRIO DE PIANO IV05001792 - PIANO IVObrigatória230

6º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001496ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05001497HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05001696MÚSICA DE CÂMARA IV05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória230
05001796PIANO VI05001794 - PIANO VObrigatória230
05001797SEMINÁRIO DE PIANO VI05001794 - PIANO V05001795 - SEMINÁRIO DE PIANO VObrigatória230

7º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001509ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05001798PIANO VII05001796 - PIANO VI05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001502PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001799SEMINÁRIO DE PIANO VII05001796 - PIANO VI05001797 - SEMINÁRIO DE PIANO VIObrigatória230

8º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001800PIANO VIII05001798 - PIANO VIIObrigatória230
05001801SEMINÁRIO DE PIANO VIII05001798 - PIANO VII05001799 - SEMINÁRIO DE PIANO VIIObrigatória230
05001704TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICAL05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICAObrigatória460

Complementares

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001682ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar28420

Optativas

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
05001487A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIOptativa230
05001508ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA05001496 - ANÁLISE MUSICAL II05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAOptativa230
05001510ANÁLISE MUSICAL IV05001509 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa230
05001511ANATOMOFISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05001512ANTROPOLOGIA CULTURALOptativa230
05001513APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I05001530 - ESTÉTICA MUSICALOptativa230
05001514APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL II05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IOptativa230
05001488ARRANJO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001480 - HARMONIA I05001734 - CONTRAPONTO IOptativa230
05001493ARRANJO II05001488 - ARRANJO IOptativa230
05001515BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001516BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA II05001515 - BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001517BIOGRAFIAS MUSICAISOptativa460
05001521COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001522CONJUNTO DE SAXOFONES I05001599 - SAXOFONE II05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIOptativa230
05001523CONJUNTO DE SAXOFONES II05001522 - CONJUNTO DE SAXOFONES IOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05001735CONTRAPONTO II05001734 - CONTRAPONTO IOptativa460
05001736CONTRAPONTO III05001735 - CONTRAPONTO IIOptativa460
05001526CULTURAS MUSICAIS DO MUNDOOptativa460
05001527DESENHO SONORO05001537 - FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICAOptativa460
05001802DIDÁTICA DO PIANO I05001788 - PIANO IIOptativa230
05001803DIDÁTICA DO PIANO II05001802 - DIDÁTICA DO PIANO IOptativa230
05001529ESCRITA MUSICALOptativa230
05001705ESTUDOS DE RÍTMICAOptativa230
05001531ESTUDOS INTENSIVOS DE TREINAMENTO AUDITIVO05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
05001706ETNOMUSICOLOGIA IOptativa345
05001707ETNOMUSICOLOGIA II05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I05001706 - ETNOMUSICOLOGIA IOptativa345
05001708ETNOMUSICOLOGIA III05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIOptativa345
05001709ETNOMUSICOLOGIA IV05001708 - ETNOMUSICOLOGIA IIIOptativa345
05001710ETNOMUSICOLOGIA LATINO-AMERICANAOptativa460
05001537FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICA05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001538FUNDAMENTOS DO ÁUDIO, DA ACÚSTICA MUSICAL E DO EXPERIMENTALISMO SONOROOptativa460
05001539GRUPO DE PERCUSSÃO IOptativa230
05001540GRUPO DE PERCUSSÃO IIOptativa230
05001541HARMONIA IV05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001542HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa230
05001543HISTÓRIA DO JAZZOptativa230
05001544HISTÓRIA DO ROCKOptativa230
05001711HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO IOptativa230
05001712HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO II05001711 - HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO IOptativa230
05001804HISTÓRIA E LITERATURA DO PIANO IOptativa230
05001805HISTÓRIA E LITERATURA DO PIANO II05001804 - HISTÓRIA E LITERATURA DO PIANO IOptativa230
05001498IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001501IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05001713INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001714INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO II05001713 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001806INSTRUMENTO COLABORADOR I05001792 - PIANO IVOptativa345
05001807INSTRUMENTO COLABORADOR II05001806 - INSTRUMENTO COLABORADOR IOptativa345
05001545INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001546INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO II05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001547INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIOptativa230
05001548INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IV05001547 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIIOptativa230
05001715INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001716INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL II05001715 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001717INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL III05001716 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIOptativa230
05001718INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IV05001717 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIIOptativa230
05001557INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001558INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001559INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIOptativa230
05001560INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV05001559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIIOptativa230
05001562INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001561INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO II05001562 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001808INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001809INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - PIANO II05001808 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001563INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05001566INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001567INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIOptativa230
05001568LABORATÓRIO CORAL II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IOptativa230
05001569LABORATÓRIO CORAL III05001568 - LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05001570LABORATÓRIO CORAL IV05001569 - LABORATÓRIO CORAL IIIOptativa230
05001571LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL, FONOGRÁFICA E RADIOFÔNICA05001475 - MÚSICA E TECNOLOGIA05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI05001481 - PRODUÇÃO CULTURALOptativa460
05001572LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001573LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL II05001572 - LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001721LABORATÓRIO ORQUESTRAL I05001792 - PIANO IVOptativa230
05001722LABORATÓRIO ORQUESTRAL II05001721 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IOptativa230
05001723LABORATÓRIO ORQUESTRAL III05001722 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIOptativa230
05001724LABORATÓRIO ORQUESTRAL IV05001723 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIIOptativa230
05001725LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTA05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
05001810MÚSICA ENTRE PIANISTASOptativa230
05001475MÚSICA E TECNOLOGIAOptativa230
05001575MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEOptativa460
05001574MÚSICA PARA TEATRO, DANÇA E SUPORTES AUDIOVISUAISOptativa460
05001726MUSICOLOGIA IOptativa345
05001727MUSICOLOGIA II05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001728MUSICOLOGIA III05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001729MUSICOLOGIA IV05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001576OFICINA DE LUTERIA EXPERIMENTALOptativa230
05001730OFICINA DE PERFORMANCE MUSICAL I05001792 - PIANO IVOptativa230
05001731OFICINA DE PERFORMANCE MUSICAL II05001792 - PIANO IVOptativa230
05001732ORQUESTRAÇÃO I05001714 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIOptativa230
05001733ORQUESTRAÇÃO II05001732 - ORQUESTRAÇÃO IOptativa230
05001578PERCUSSÃO IOptativa230
05001579PERCUSSÃO IIOptativa230
05001580PERCUSSÃO IIIOptativa230
05001581PERCUSSÃO IVOptativa230
05001584PRÁTICA DE MÚSICA BRASILEIRA POPULAR05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIOptativa230
05001477PRÁTICAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS AFRO-DIASPÓRICASOptativa230
05001585PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001586PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO II05001585 - PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001587PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULOptativa230
05001588PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05001589PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05001590PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05001591PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa230
05001592PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VOptativa230
05001593PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VIOptativa230
05001594PROPRIOCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05001469RÍTMICA IOptativa230
05001595RÍTMICA II05001469 - RÍTMICA IOptativa230
05001596RÍTMICA III05001595 - RÍTMICA IIOptativa230
05001597RÍTMICA IV05001596 - RÍTMICA IIIOptativa230
05001598SAXOFONE IOptativa230
05001599SAXOFONE II05001598 - SAXOFONE IOptativa230
05001600SAXOFONE III05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001601SAXOFONE IV05001600 - SAXOFONE IIIOptativa230
05001602SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001603SEMIÓTICA MUSICAL I05001602 - SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001604SEMIÓTICA MUSICAL II05001603 - SEMIÓTICA MUSICAL IOptativa230
05001605SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05001606TÓPICOS DE ESTUDO E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOSOptativa230
05001607TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICAOptativa230
05001608TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IOptativa230
05001609TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IIOptativa230
05001610TÓPICOS EM TEORIA MUSICALOptativa230
05001611TREINAMENTO AUDITIVO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIOptativa230
05001612TREINAMENTO AUDITIVO II05001611 - TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05001613TREINAMENTO AUDITIVO III05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05001614VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001615VOZ E VIOLÃO II05001614 - VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001616VOZ E VIOLÃO III05001615 - VOZ E VIOLÃO IIOptativa230
05001617VOZ E VIOLÃO IV05001616 - VOZ E VIOLÃO IIIOptativa230

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 1333 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001786 - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M111
05001786 - PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M211
05001786 - PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M311
05001786 - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M411
05001787 - SEMINÁRIO DE PIANO IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M121
05001787 - SEMINÁRIO DE PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2102

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001734 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T11022
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1327
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2321
05001788 - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M100
05001788 - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M211
05001789 - SEMINÁRIO DE PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2101
05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11026

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1106
05001790 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M111
05001790 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M211
05001790 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M310
05001791 - SEMINÁRIO DE PIANO IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1101
05001791 - SEMINÁRIO DE PIANO IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1225
05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1440
05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1105
05001793 - SEMINÁRIO DE PIANO IVProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M210
05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1719

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1101
05001794 - PIANO VProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M100
05001795 - SEMINÁRIO DE PIANO VProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1214
05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1415
05001696 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1103

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001800 - PIANO VIIIM100
05001800 - PIANO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M200
05001801 - SEMINÁRIO DE PIANO VIII
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05001801 - SEMINÁRIO DE PIANO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
M211
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALM300
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
M611
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
M911

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1325
05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M112
05001514 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M110
05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1116
05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M112
05001804 - HISTÓRIA E LITERATURA DO PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M152
05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1111
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M126
05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M116
05001808 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M111
05001809 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - PIANO IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M111
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1314
05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M137
05001725 - LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTAProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M142
05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1110
05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T115
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M112
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M511
05001599 - SAXOFONE IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M112
05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11011

Alunos Matriculados

Name Ano de ingresso Semestre de ingresso
Carlos Soares Vianna20242
Marcelo de Oliveira Passos20242
Pedro Lima Marques20242
HENRIQUE DA SILVA CARLOS20241
Mileny Jouglard Gomes20241
ROBERTA DOMINGUES MACHADO20232
CAROLINE DE ALCANTARA SANTIAGO20222
KAREN PÖTTER RADÜNZ20222
VICTOR ROMEU MENDONCA20222
BIANCA ROMANO SALGADO20221
PHELIPE CESAR MORAES LIMA20211
NATHAN PACHECO WAHAST20191
FELIPE BUNILHA SANTOS20182
TAÍS MACHADO FREITAS20172
ALEX GOMES FERREIRA20171

Alunos Egressos

Name Ano de ingresso Ano de conclusão
MARIA DE FÁTIMA PRADO GAUTERIO19871994
PAULO ALVES DOS SANTOS19881994
ANA PAULA MOLOSSI19941997
FERNANDA CASTILHO MACHADO19941997
JÚLIO CÉSAR MARTINS MACHADO19961997
AIDA ETCHALUS19851998
CÍNTIA FABIANE LEITZKE19961999
ANDREZA SIMONI GUERRA19972000
DELIA GARCIA LOUZADA19962000
MARCELO ALVES BRUM20002003
PATRÍCIA ALVES WEBER20002003
ELIAS KUHN19992004
ANA LUCIA RIBEIRO AZAMBUJA20002005
LISIANE SANTOS RODRIGUES20022005
EDERSON OLIVEIRA DUARTE20012009
LAIRA FERREIRA DE CAMPOS20082009
WASHINGTON LUIS MORAIS RODRIGUES20042009
ADRIAN GARCIA BORGES20072011
PAMELA DE BORTOLI MACHADO20102011
LUIZA BEATRIZ GAMBOA ARAÚJO MORSELLI20082012
RENATA REGINA BARRETO DE AZEVEDO20112013
NILTON VARGAS RODRIGUES20102014
CARLOS ALEXANDRE NOGUEZ DA SILVA20102015
TOMÁS GARCIA STORINO20122016
JULIANO GIAMBASTIANI RECH20112017
PATRICK BRASIL MENUZZI20132018
GUILHERME FRONCHETTI PELLICCIOLI20152019
FELIPE HENRIQUE APARECIDO OLIVEIRA20142020
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA20222023
TAÍS IRACEMA MENDONÇA DEWULF20172023
DANIELA NAIR FERREYRA WACHHOLTZ20192024

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Location and contacts

Page generated on 2024-12-22 23:50:28 (query took 0.683711s)