Nome da Atividade
PIANO IV
CÓDIGO
05001792
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento do projeto de performance, visando o recital solo de piano de meio de curso.
Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas.
Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores.
Quarta disciplina de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.
Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas.
Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores.
Quarta disciplina de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano;Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando as práticas de pianistas e compositores;
Desenvolver a técnica instrumental;
Estimular a leitura musical;
Ampliar o conhecimento de repertório;
Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico;
Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FAGERLANDE, Marcelo (org.). Tratados e métodos de teclado: Sancta Maria (1565) - Frescobaldi (1637) - Couperin (1717) - Rameau (1724). Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. 117 p.
- GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011. 406 p. (Coleção signos/música ; 13).
- PEREIRA, Antonio Sá. O pedal na tecnica do piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1954. 46 p.
Bibliografia Complementar:
- BACH, Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado: Berlim 1753-1762. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2009.
- CASELLA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi, 1998. 246 p.
- KAPLAN, José Alberto. O ensino do piano: o domínio psicomotor nas práticas curriculares da educação músico-instrumental. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 1978. 37 p. (Coleção Texto didático. Série pedagógica).
- SEUS, Maria do Carmo Mascarenhas. O toque pianístico. Pelotas, 1977. 53f.
- USZLER, Marienne; GORDON, Stewart; SMITH, Scott McBride. The well-tempered keyboard teacher. 2. ed. New York: Schirmer, 2000. 391 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 0 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) |
|
M2 | 2024 / 1 | 1 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) |
|
M3 | 2024 / 1 | 0 | 0 |
Música - Piano (Bacharelado) |
MARCELO MACEDO CAZARRE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PIANO IV | Música - Piano (Bacharelado) |