Nome da Atividade
PIANO V
CÓDIGO
05001794
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Projeto de performance musical distinto da literatura estudada nos módulos anteriores.
Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas.
Estímulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores.
Quinto módulo de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano;
Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
Desenvolver a técnica instrumental;
Estimular a leitura musical;
Ampliar o conhecimento de repertório;
Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGUETTANT, Louis. La musique de piano de origens a Ravel. Paris (Franca): Albin Michel, 1954. 447 p.
  • BACH, Carl Philipp Emanuel. Essay on the true art of playing Keyboard instruments. New York: W.W.Norton, c1949. 449 p.
  • PEREIRA, Antonio Sá. O pedal na tecnica do piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1954. 46 p.

Bibliografia Complementar:

  • ABREU, Maria; GUEDES, Zuleika Rosa. O piano na música brasileira: seus compositores dos primórdios até 1950. Porto Alegre: Movimento, 1992. 268 p.
  • BASTIEN, James W. How to teach piano successfully. 3. ed. San Diego: Kjos, 1995. 396 p.
  • KAPLAN, Jose Alberto. O ensino do piano: o domínio psico-motor nas práticas curriculares da educação músico instrumental. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 1978. 37 p. (Coleção Texto didático. Série Pedagogia; 2).
  • LACERDA, Moura. O piano: de um professor para um aluno. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, [1977]. 76 p.
  • MAZURAS, Marcelo. O piano e a estrada. São Caetano do Sul: Casa Maior Editora, 2009. 321 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PIANO V Música - Piano (Bacharelado)

Page generated on 2024-07-26 20:56:53 (query took 0.097003s)