Nome da Atividade
PIANO VII
CÓDIGO
05001798
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Projeto de performance musical distinto dos módulos anteriores. Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas. Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores. Sétimo módulo de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.
Objectives
Objetivo Geral:
- Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano.- Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
- Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
- Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MAZURAS, Marcelo. O piano e a estrada. São Caetano do Sul: Casa Maior Editora, 2009. 321 p. ISBN 9788562721007
- PEREIRA, Antonio Sá. O pedal na tecnica do piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1954. 46 p.
- SEUS, Maria do Carmo Mascarenhas. O toque pianístico. Pelotas, 1977. 53f.
Bibliografia Complementar:
- CASELLA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi, 1998. 246 p.
- CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro: ABM editorial, 2003. 175 p.
- CORTOT, Alfred. Curso de interpretacion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1982. 198p. (Biblioteca Manuales musicales).
- GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011. 406 p. (Coleção signos/música ; 13).
- SOUZA, Elizabeth Rangel Pinheiro de. Elementos de coerência no opus 76 de Brahms. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995. 116 p. (Coleção Viagens da Voz).
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M2 | 2024 / 1 | 1 | 1 |
Música - Piano (Bacharelado) |
GERMANO GASTAL MAYER Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PIANO VII | Música - Piano (Bacharelado) |