Nome da Atividade
OFICINA DE PERFORMANCE MUSICAL I
CÓDIGO
05001730
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento da prática musical em conjunto dando ênfase aos aspectos interpretativos, expressivos, interdisciplinares e à integração de habilidades de natureza física, psicológica, musical e cênica.

Objectives

Objetivo Geral:

Otimizar a prática musical através do desenvolvimento de competências relacionadas com as habilidades físicas, psicológicas e musicais.
Aprimorar a conscientização da utilização do corpo, da respiração, dos gestos, da presença de palco.
Aprender a gerenciar o medo-de-palco, e a estabelecer uma comunicação entre os colegas da performance e plateia ao longo da apresentação.
Aprender a relacionar os saberes vindos das disciplinas história da música, estética, harmonia, contraponto e análise musical direcionando-os para a performance do repertório.
Desenvolver concentração; capacidade de análise do repertório; memorização; amplitude de expressividade; afinação; ritmo; capacidade de inter-relacionar os conhecimentos.
Desenvolver programa de repertório a partir das possibilidades instrumentais e de formações de conjuntos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RAY, Sonia (org.). Performance Musical e suas interfaces. Goiânia: Vieira, 2015.
  • THURMOND, James Morgan. Note Grouping: a method for achieving expression and style in musical performance. Lauderdale, Florida: Meredith Music Publications, 1991.
  • GINSBORG, Jane. Strategies for Memorizing Music em WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2008. p. 123-141.

Bibliografia Complementar:

  • AYREY, Craig; EVERIST, Mark (Ed.). Analytical strategies and musical interpretation : essays on nineteenth-and twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
  • CAZNOK, Yara Borges. Música: Entre o audível e o visível. São Paulo: Ed. da UNESP, FUNARTE, 2008.
  • CHUEKE, Zélia. Leitura, escuta e interpretação. Curitiba: Ed. da UFPR, 2013.
  • LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007.
  • WINTER. Leonardo L., SILVEIRA, Fernando J. Interpretação e execução: reflexões sobre a prática musical. In: . Per Musi, Belo Horizonte, n.13, 2006, p.63-71. Disponível em: http://musica.ufmg.br/permusi/permusi/port/numeros/13/num13_cap_05.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CAMERATA DE VIOLÕES Música - Canto (Bacharelado)
CAMERATA DE VIOLÕES Música - Violino (Bacharelado)
CAMERATA DE VIOLÕES Música - Violão (Bacharelado)
CAMERATA DE VIOLÕES Música - Piano (Bacharelado)
CAMERATA DE VIOLÕES Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 05:09:45 (query took 0.115109s)