AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 7 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada na Seção 1, página 23 do D.O.U de 15/08/2017.
Contextualization
Objectives
-
estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
-
promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
-
formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
-
formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Flauta transversal;
-
oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Flauta transversal;
-
estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
-
instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
-
viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Flauta transversal, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
Egress Profile
Competencies and abilities
O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:
- intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
-
viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;
-
atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;
-
atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;
-
estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
-
desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;
-
estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;
-
contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Flauta transversal, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;
-
ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;
-
dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de flauta transversal, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;
Study plan
Procedures and methodologies
O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,
o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.
Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.
Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais
devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.
Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.
Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.
A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.
Evaluation of teaching and learning
De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.
Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.
Disciplinas de cunho Teórico
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.
Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.
-
Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.
-
Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.
-
Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
Disciplinas Teórico-Práticas
Metodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.
Disciplinas de Práticas Interpretativas
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
b) Avaliação por banca.
-
1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;
Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.
-
2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;
Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
Disciplinas de Prática de Conjunto
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Avaliação por Banca
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
-
1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
-
2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
-
3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;
Integration with research and postgraduate studies
Follow-up of graduates
O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.
Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.
Matriz Curricular
1º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001737 | FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001465 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001468 | LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001467 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
05001466 | MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05001738 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001464 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001734 | CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
05001739 | FLAUTA TRANSVERSAL II05001737 - FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001472 | HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001740 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL II05001737 - FLAUTA TRANSVERSAL I05001738 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001471 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001741 | FLAUTA TRANSVERSAL III05001739 - FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001480 | HARMONIA I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001734 - CONTRAPONTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001479 | HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001687 | MÚSICA DE CÂMARA I05001739 - FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001481 | PRODUÇÃO CULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
05001742 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL III05001740 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL II05001739 - FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001478 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001743 | FLAUTA TRANSVERSAL IV05001741 - FLAUTA TRANSVERSAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001486 | HARMONIA II05001480 - HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001485 | HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001690 | MÚSICA DE CÂMARA II05001687 - MÚSICA DE CÂMARA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001744 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV05001741 - FLAUTA TRANSVERSAL III05001742 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001484 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001490 | ANÁLISE MUSICAL I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001530 | ESTÉTICA MUSICAL05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001466 - MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05001745 | FLAUTA TRANSVERSAL V05001743 - FLAUTA TRANSVERSAL IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001492 | HARMONIA III05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001491 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05001747 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL I05001743 - FLAUTA TRANSVERSAL IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05001693 | MÚSICA DE CÂMARA III05001690 - MÚSICA DE CÂMARA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001746 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL V05001744 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV05001743 - FLAUTA TRANSVERSAL IV | Obrigatória | 2 | 30 |
6º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001496 | ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001748 | FLAUTA TRANSVERSAL VI05001745 - FLAUTA TRANSVERSAL V | Obrigatória | 2 | 30 |
05001497 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001750 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL II05001747 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001696 | MÚSICA DE CÂMARA IV05001693 - MÚSICA DE CÂMARA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001749 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VI05001745 - FLAUTA TRANSVERSAL V05001746 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL V | Obrigatória | 2 | 30 |
7º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001509 | ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001751 | FLAUTA TRANSVERSAL VII05001486 - HARMONIA II05001748 - FLAUTA TRANSVERSAL VI | Obrigatória | 2 | 30 |
05001753 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL III05001750 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001502 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
05001752 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VII05001748 - FLAUTA TRANSVERSAL VI05001749 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VI | Obrigatória | 2 | 30 |
8º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001754 | FLAUTA TRANSVERSAL VIII05001751 - FLAUTA TRANSVERSAL VII | Obrigatória | 2 | 30 |
05001756 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL IV05001753 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL DA FLAUTA TRANSVERSAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001755 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VIII05001751 - FLAUTA TRANSVERSAL VII05001752 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VII | Obrigatória | 2 | 30 |
05001704 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICAL05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
05001682 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 28 | 420 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1330 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001734 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES Horários
| T1 | 7 | 22 | ||||||
05001739 - FLAUTA TRANSVERSAL IIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA | M1 | 1 | 1 | ||||||
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 1 | 27 | ||||||
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T2 | 1 | 21 | ||||||
05001740 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA | M1 | 1 | 1 | ||||||
05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 7 | 26 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 6 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN Horários
| M1 | 1 | 25 | ||||||
05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 2 | 40 | ||||||
05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 5 | ||||||
05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 7 | 19 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 1 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M1 | 1 | 14 | ||||||
05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| T1 | 1 | 15 | ||||||
05001696 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 3 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001751 - FLAUTA TRANSVERSAL VIIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M1 | 1 | 1 | ||||||
05001752 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VIIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M1 | 1 | 1 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001755 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VIII | M1 | 0 | 0 | ||||||
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M7 | 1 | 1 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA Horários
| M1 | 1 | 25 | ||||||
05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO Horários
| M1 | 1 | 16 | ||||||
05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| M1 | 1 | 2 | ||||||
05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO Horários
| M1 | 1 | 11 | ||||||
05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER | M3 | 1 | 1 | ||||||
05001547 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER | M1 | 1 | 1 | ||||||
05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS | P1 | 1 | 1 | ||||||
05001561 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO IIProfessor responsável pela turma: ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA | M1 | 1 | 1 | ||||||
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 1 | 14 | ||||||
05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 1 | 7 | ||||||
05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 1 | 10 | ||||||
05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 1 | 5 | ||||||
05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 7 | 11 |
Alunos Matriculados
Name | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ROGERIO DUARTE AMARO | 2024 | 1 |
CHARLISE PEREIRA E SILVA | 2019 | 1 |
Alunos Egressos
Name | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GILVAN CORREA SOARES | 1994 | 2001 |
LUCIAN MARCILI KROLOW | 2005 | 2011 |
JOÃO PEDRO GERMANO PAGLIOSA | 2010 | 2014 |
JÚLIO WARKEN ZABALETA | 2009 | 2014 |
Cristiane Nunes Arrieche | 2016 | 2016 |
RAFAELA WREGE GRAZZIOTIN SOUZA | 2010 | 2016 |
MAYARA ARAUJO DO AMARAL | 2014 | 2018 |
MATEUS MESSIAS | 2015 | 2019 |
JULIA ALVES GREGORIO | 2016 | 2020 |
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL | 2017 | 2021 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Location and contacts
- Rua Cel. Alberto Rosa, 62, Sala 301
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Office hours:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h Centro de Artes (Sala 301 - Bloco I) - (53) 32845518
- clique para ver o e-mail
- /UFPelMusicaBach