Nome da Atividade
INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV
CÓDIGO
05001560
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina dá continuidade ao desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas/compositivas psicomotoras que instrumentalizam o aluno para expressar/construir suas ideias musicais através do instrumento, adequadas ao prosseguimento de estudos na disciplina de instrumento ou ao complemento de estudos no curso de música; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório e à criação musical.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover a compreensão acerca dos aspectos da música considerando competências e habilidades em prosseguimento ao Instrumento Complementar - Violão III. Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao instrumento; abordar aspectos composicionais, históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado. Preparar conhecimentos e habilidades adequadas à disciplina de instrumento ou ao complemento de estudos no curso. Desenvolver a técnica instrumental. Estimular a leitura musical. Estimular/ampliar o conhecimento de repertório. Estimular a prática musical através da improvisação ao instrumento. Estimular a criação musical através da composição e de arranjos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • REYNOLDS, Roger. Form and method: composing music : the Rothschild essays. New York: Routledge, 2002. x, 137 p.
  • SALZMAN, Eric. Introdução à música do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. 212 p. (Atualidade)
  • LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth-century music. New York: W. W. Norton, c1989. 303 p.

Bibliografia Complementar:

  • ZAMACOIS, Joaquim. Curso de formas musicales. 4. ed. Barcelona: Labor, 1979. 275 p.
  • CANDÉ, Roland de. História Universal da Música, v. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • MAIA, Mario de Souza. Serialismo, tempo-espaço e aleatoriedade: a obra do compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes. Porto Alegre, 1999.
  • HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1996.
  • STRAUS, Joseph Nathan. Introduction to post-tonal theory. 3. ed. New Jersey: Pearson, 2005. 273 p. ISBN 0131898906

Page generated on 2024-07-26 20:45:55 (query took 0.056710s)